• 13ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Livro com pesquisa nacional feita em Barbacena será lançado na Inglaterra

    Uma pesquisa realizada pelos profissionais do Setor de Comunicação (SECOM) do Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, Ricardo Rios e Edson Brandão, será publicada no livro “A Pandemia de COVID-19 como um desafio para os estudos de Comunicação e Mídia”, organizado pelos professores Katarzyna Kopecka-Piech and Bartłomiej Łódzki, respectivamente da Universidade Maria Curie, de Lublin e Breslávia, da Polônia. O livro será lançado pela editora britânica Routledge, de Londres, no dia 31 de janeiro, e um evento online reunindo os autores será feito no mês de fevereiro.

    O estudo “Search Trends Analysis: How the COVID-19 Pandemic Affected Other Health Campaigns” (Análise de Tendências de Buscas: como a pandemia de COVID-19 afetou outras campanhas de saúde) avaliou o impacto nacional das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul na busca sobre informações a respeito dos cânceres de mama e próstata na internet. Segundo o trabalho desenvolvido, os meses de outubro e novembro são os picos de procura por informações sobre cânceres que afetam homens e mulheres no Google. Outro ponto avaliado pelo trabalho foi de que maneira a atenção ao COVID-19 afetou o interesse do público. Além do trabalho feito em Barbacena, estudos realizados por instituições da Europa, Américas, África e Ásia também estão na obra.

    “Verificamos que as campanhas de conscientização têm um apelo importante junto ao público. As pessoas procuram informações sobre os cânceres graças às campanhas e o apoio da imprensa. Se não fossem o Outubro Rosa e o Novembro Azul, não haveria a grande busca no Google sobre as doenças nestes meses-chaves”, disse um dos autores do estudo, Ricardo Rios.

    “Pudemos notar que no caso do câncer de mama, por exemplo, é o que mais afeta as mulheres, com cerca de 60 mil novos casos só neste ano. É muito importante que as pessoas busquem se informar sobre a doença e que o mês de outubro tenha se fixado na cabeça das pessoas como a época basilar para essa procura anual de informações”, confirma o pesquisador.
    Importância do estudo. Para Ricardo Rios, que também é Mestre em Comunicação, a publicação deste trabalho demonstra como Academia e Mercado podem trabalhar em conjunto:

    “Este trabalho surgiu de uma demanda de mercado, onde verificamos o impacto real do Outubro Rosa e Novembro Azul no país. Ao verificar que as campanhas são importantes e a Pandemia de COVID-19 derrubou a busca por informações, podemos agir de forma multidisciplinar para prever demanda reprimida futura por atendimentos”.

    Já para Edson Brandão, que contribuiu na formatação e apresentação final do trabalho, explicar para o mundo as particularidades do sistema de saúde brasileiro no estudo é muito importante: “Para nós, brasileiros, entender a ideia de um Sistema Único de Saúde que atende a população gratuitamente é simples. Mas para um estrangeiro, que não está acostumado a esta realidade e que não entende que este Sistema atende milhões de pessoas por dia, trata-se de uma grande novidade. A universalidade é a principal particularidade do sistema brasileiro de saúde e isso está sendo evidenciado na era do Covid-19″.

    Para conhecer o conteúdo da obra acesse:

    https://www.routledge.com/The-Covid-19-Pandemic-as-a-Challenge-for-Media-and-Communication-Studies/Kopecka-Piech-Lodzki/p/book/9781032134413

    Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais