• 14ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Leitura de raio-x que identifica Covid-19 é desenvolvida pelo IF Sudeste MG

    Alunos de Ciência da Computação do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba trabalham em um projeto chamado “Desenvolvimento de pesquisas no campo da Visão Computacional Aplicada ao problema do diagnóstico por imagem da Covid-19 a partir de ações de extensão”. A partir de um método de classificação de imagens de radiografias, utilizando inteligência artificial (IA) que categorizam as imagens de acordo com a textura do pulmão, a ideia é auxiliar na identificação da contaminação por coronavírus. De acordo com o estudo, o sistema tem eficácia de 95% na detecção da doença em pulmões.“O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma ferramenta para auxiliar o processo de tomada de decisão do médico, indicando quais imagens de raio-X são provenientes de pacientes infectados pela Covid e quais são saudáveis”,  destacou o doutorando em Bioengenharia na Universidade de São Paulo (USP), ex-aluno do Campus e um dos orientadores do projeto, Matheus Baffa.

    As imagens médicas não substituem os exames biológicos para detecção da doença e não são recomendadas para diagnosticar primariamente. No entanto, a técnica oferece um meio de visualização e detecção da pneumonia causada pelo coronavírus, principalmente nos casos mais graves.

    Integram o projeto os estudantes Elisson Carlos de Carvalho, Fernando Lucas de Lima Martins, João Victor Gomes Martins, Mateus Pereira Gregório, Raian Campos Malta, Rayanne Bertolace Lima e Victor Hugo de Souza Viveiros. As atividades da linha de pesquisa em informática biomédica são coordenadas pela professora Alessandra Coelho e co-orientadas por Matheus Baffa.