Legislativo de Barbacena aprova Cordão de Girassol para identificação de deficiências e transtornos ocultos

Os vereadores de Barbacena aprovaram em redação final, por unanimidade, o Projeto de Lei 05/23 que estabelece o uso do Cordão de Girassol como instrumento de orientação e identificação para pessoas com deficiências e transtornos ocultos. O projeto, de autoria do vereador Zezinho Andrada, segue para ser sancionado pelo Executivo Municipal.

O Cordão de Girassol é uma faixa estreita verde com estampas de girassóis que pode ser usado por pessoas que possuem dificuldades em permanecer por longos períodos em determinados locais, passando por situações de tensão e nervosismo. A lei contempla indivíduos em quem a deficiência não é notável prontamente, e inclui deficiências mentais, intelectuais ou sensoriais, como é o caso do autismo, deficiência intelectual, doença de Crohn, transtornos psiquiátricos, entre outros. “A proposta é que, ao identificar uma pessoa com o Cordão de Girassol, as equipes de atendimento em supermercados, lojas, consultórios e outros estabelecimentos priorizem a assistência a esse cliente e seus acompanhantes”, explica o vereador Zezinho Andrada. 

 

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais