• 10ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Jovem de Barbacena cria robô famoso de filme da Paramount Pictures

    Por J.Reinaldo

    Não há dúvidas de que Transformers é uma das maiores franquias cinematográficas de ficção científica baseada na linha de brinquedos homônima criada pela Hasbro. Dentre os personagens, um caiu no gosto popular, o Bumblebee.  Sim, aquele carrinho amarelo, famoso por suas curvas e potência. Digno de um muscle car (termo usado para definir uma variedade de carros com potência, tamanho e performance elevadas fabricados entre 1960 a 1970 nos EUA). Estamos falando mais precisamente um Camaro. E no é que um barbacenense está produzindo seu próprio Bumblebee! Cleber é técnico em celulares e há três meses vem fabricando um robô gigante de 3 metros de altura.

    A ideia de fabricar o Bumblebee surgiu após ter assistido ao filme Transformers. “Ai veio na minha cabeça: Um dia quero ter um robô desse em casa. Ai no outro dia já veio a ideia de fazer o gigante!”, conta ele.

    Utilizando o EVA de 10 mm, um material fácil de manusear, fácil de pintar e que também é bem leve. “Comecei a fabricação dele sozinho, depois de um tempo chamei meu cunhado Abílio para me dar uma mão. E ele está me ajudando muito nesse projeto”, conta. Ainda utiliza de materiais como canos de PVC, algumas estruturas metálicas e circuitos elétricos.

    As dificuldades foram surgindo na hora de montar e modelar as peças para que fossem tomando forma. A parte de pintura também consumiu tempo e cuidados. Cléber usa de recursos próprios para a fabricação peça por peça, detalhes por detalhes.

    Durante a realização do projeto, que a princípio era de realização pessoal, Cléber viu a oportunidade de usar o robô em eventos na região e outras cidades: “Será o Bumblebee Propaganda”. Ele também pretende fazer um grande evento de lançamento, tão logo a Pandemia do Corana termine. “Pretendo fazer um evento beneficente para alguma instituição de caridade. Cobrando apenas um quilo de alimentos não perecíveis. Só para ajudar e também para que as pessoas conheçam o gigante Bumblebee.”

    E o projeto ambicioso de Cléber não para por aí. Ele também promete fabricar o Megatron (líder dos Decepticons, um grupo de autômatos vindo do planeta Cybertron e adversários dos Autobots). Segundo ele o processo de construção levará cerca de 5 meses para ficar pronto e sua altura chegará nos 3,50 metros.

    Em breve o robô rodará pelas ruas de Barbacena e região trazendo alegria e diversão para todos. “O mais importante pra mim é poder ver no rosto de cada criança ou adulto aquele sorriso imenso em ver nosso Bumblebee. Isso não tem preço.”