Joaninha: amiga das plantações

Por Julia Gonçalves (membro do Centro de Estudos em Ecologia Urbana e Graduanda em Ciências Biológicas, no IF Barbacena) e Delton Mendes (orientador e coordenador do Centro de Estudos em Ecologia Urbana, do IF)

Todos nós conhecemos a famosa joaninha, um animal muito simbólico, que remete a muitas brincadeiras populares, como aquelas nas quais fazemos pedidos sempre que as vemos ou ainda, as que as relacionam à sorte. No entanto, será que você realmente conhece esse incrível e belo animal? As joaninhas são insetos pertencentes à Ordem Coleóptera e à família dos Coccinelídeos, à qual também pertencem vários outros besouros.

Existem aproximadamente 5.000mil espécies de joaninhas espalhadas por todo o planeta.  Normalmente pensamos que as elas são animais redondinhos de cor vermelha com manchas pretas, mas, o que muitos ainda não sabem é que elas apresentam colorações e tamanhos bem variados. Além disso, são insetos diurnos que hibernam no inverno e vivem, em média, menos de um ano.

São predadores vorazes que se alimentam de pragas agrícolas, como pulgões, ácaros, moscas-brancas e cochonilhas. Uma única joaninha pode devorar mais de 50 pulgões por dia sendo que “as fêmeas consomem mais do que os machos e ambos os gêneros comem mais quando a temperatura é mais elevada, como numa estufa. A sua coloração tem por objetivo avisar os predadores do seu mau sabor, quando ameaçadas, […]. Contudo apesar deste mecanismo de defesa, as joaninhas não deixam de ter inimigos, como as moscas e vespas parasitas” (FUNVERDE, 2019, s/p).

Além da beleza estética, esses insetos têm grande importância, inclusive para os cultivos agrícolas, uma vez que podem ser utilizadas como agentes de controle de pragas biológicas no lugar de produtos químicos que agridem o solo e a nossa saúde. Além disso, quando pousam nas plantas, o pólen acaba ficando preso em suas patas, tornando-as polinizadoras. Segundo Guerreiro (2004, s/p), “apesar da grande importância dos coccinelídeos como reguladores ambientais, pouco se conhece sobre as espécies que ocorrem no Brasil” e seus comportamentos. Mesmo assim, não há dúvidas sobre a importância das joaninhas, assim como vários outros insetos e grupos de seres vivos, para a manutenção dos ecossistemas, cumprindo importantes funções na natureza.

Apoio divulgação científica: Samara Autopeças e Barbacena Online

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais