Take a fresh look at your lifestyle.

Inverno Cultural traz diversas atrações a São João del-Rei no final de julho

0 328

Acontece entre os dias 20 e 28 de julho o 31º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei. Em sua edição de 2019, o Inverno Cultural possui o tema “Semear” e traz um total de 135 atrações artísticas e culturais, que poderão ser prestigiadas gratuitamente. A diversa e rica programação do Inverno Cultural deste ano foi pensada sob a perspectiva de que a arte e a cultura são pontes para outras formas de viver em sociedade, tendo como conceito principal a diversidade. 

O objetivo, de acordo com a organização do evento, é traduzir a pluralidade de saberes, estilos e representatividades. Algumas das atrações que subirão ao palco do 31º Inverno Cultural da UFSJ são a sambista Aline Calixto, o grupo de MPB “As Bahias e a Cozinha Mineira” e o cantor de pop rock Jay Vaquer. Além disso, tem também música celta com a banda Tuatha de Danann. 

Na programação teatral, será possível prestigiar espetáculos como o “Por visões”, da Cia Passo a 2 de Teatro, que faz uma reflexão sobre o valor da palavra, os acordos e a credibilidade nos dias de hoje. Já a peça “Incômodos”, do grupo Corpo Coletivo, surpreende os espectadores ao ser apresentada dentro de casas ou apartamentos da cidade. O espetáculo “NIGHTVODKA”, do Grupo de Teatro Armatrux, explora as relações entre seres humanos, revisitando temas de cunho humanitário, político, existencial e de protesto. 

As artes visuais, por sua vez, trazem a primeira exibição pública do documentário “Invenções da Alma”, apresentando os trabalhos de artistas plásticos brasileiros de raiz. A exposição “Como costurar as margens” irá propor um novo olhar para o Córrego do Lenheiro, onde será montada para que toda a cidade possa apreciar. A fotografia estará representada pela mostra lambe-lambe “Olhares da Diáspora”, que estampará o empoderamento da mulher negra nos muros da Escola Estadual Tomé Portes Del Rei.

E na literatura, além dos tradicionais “Lançamento de Livros” e “Concurso de Poemas”, a performance poética “Noite Mal Dita”, do Coletivo Helleborus, apresenta os textos de jovens poetas de São João del-Rei. “Os Carmins – e as outras cores”, do produtor e gestor cultural Pedro Lago, propõe um processo de co-criação literário, teatral e musical.

Vale lembrar que também tem oficinas! Elas estarão presentes em grande variedade, oferecendo cerca de 50 opções para o público do evento. Rap, fotografia, dança, brinquedos artesanais, cerâmica são alguns dos temas. Para quem quiser participar, as inscrições já estão abertas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.