Take a fresh look at your lifestyle.

Inverno Cultural traz diversas atrações a São João del-Rei no final de julho

Acontece entre os dias 20 e 28 de julho o 31º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei. Em sua edição de 2019, o Inverno Cultural possui o tema “Semear” e traz um total de 135 atrações artísticas e culturais, que poderão ser prestigiadas gratuitamente. A diversa e rica programação do Inverno Cultural deste ano foi pensada sob a perspectiva de que a arte e a cultura são pontes para outras formas de viver em sociedade, tendo como conceito principal a diversidade. 

O objetivo, de acordo com a organização do evento, é traduzir a pluralidade de saberes, estilos e representatividades. Algumas das atrações que subirão ao palco do 31º Inverno Cultural da UFSJ são a sambista Aline Calixto, o grupo de MPB “As Bahias e a Cozinha Mineira” e o cantor de pop rock Jay Vaquer. Além disso, tem também música celta com a banda Tuatha de Danann. 

Na programação teatral, será possível prestigiar espetáculos como o “Por visões”, da Cia Passo a 2 de Teatro, que faz uma reflexão sobre o valor da palavra, os acordos e a credibilidade nos dias de hoje. Já a peça “Incômodos”, do grupo Corpo Coletivo, surpreende os espectadores ao ser apresentada dentro de casas ou apartamentos da cidade. O espetáculo “NIGHTVODKA”, do Grupo de Teatro Armatrux, explora as relações entre seres humanos, revisitando temas de cunho humanitário, político, existencial e de protesto. 

As artes visuais, por sua vez, trazem a primeira exibição pública do documentário “Invenções da Alma”, apresentando os trabalhos de artistas plásticos brasileiros de raiz. A exposição “Como costurar as margens” irá propor um novo olhar para o Córrego do Lenheiro, onde será montada para que toda a cidade possa apreciar. A fotografia estará representada pela mostra lambe-lambe “Olhares da Diáspora”, que estampará o empoderamento da mulher negra nos muros da Escola Estadual Tomé Portes Del Rei.

E na literatura, além dos tradicionais “Lançamento de Livros” e “Concurso de Poemas”, a performance poética “Noite Mal Dita”, do Coletivo Helleborus, apresenta os textos de jovens poetas de São João del-Rei. “Os Carmins – e as outras cores”, do produtor e gestor cultural Pedro Lago, propõe um processo de co-criação literário, teatral e musical.

Vale lembrar que também tem oficinas! Elas estarão presentes em grande variedade, oferecendo cerca de 50 opções para o público do evento. Rap, fotografia, dança, brinquedos artesanais, cerâmica são alguns dos temas. Para quem quiser participar, as inscrições já estão abertas.