• 19ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais empossa nova associada efetiva

    Está programada para o dia 02 de julho uma sessão solene para posse da nova titular da cadeira nº 10, cujo patrono é Antônio Carlos Riberio de Andrada, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Ângela Maria Rodrigues. Na ocasião acontecerá também uma saudação à nova associada efetiva, Professora Regina Almeida, titular da cadeira nº 95, cujo patrono é Antônio Olyntho dos Santos Pires. O evento acontecerá a partir das 10h, na Rua dos Guajajaras, nº 1.268, em Belo Horizonte. 

    Angela Maria Rodrigues Laguardia é Doutora em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui o Curso de Especialização em Literatura Brasileira (PREPES) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Graduação em Letras pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Barbacena, onde também atuou como professora de Teoria da Literatura no Curso de Letras e Língua Portuguesa nos Cursos de Comunicação Social, Ciência da Computação e Administração. 

    É Autora das obras Fazes-me Falta de Inês Pedrosa: uma alegoria contemporânea daSaudade”, (2012), e de Aproximações: Clarice Lispector e Inês Pedrosa (2017) publicada em Lisboa. Possui diversos artigos publicados em antologias, periódicos, revistas e sites acadêmicos do Brasil e de Portugal, com ênfase na literatura de autoria feminina. 

    Atualmente, é investigadora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL). Pertence ao Grupo de Pesquisa Letras de Minas/ Mulheres em Letras da FALE/UFMG e ao grupo de pesquisas Mulheres na Edição – CEFET. É membro efetivo da Academia Barbacenense de Letras, ocupando a cadeira nº1, cujo Patrono é o Padre-Mestre José Joaquim Correia de Almeida. E membro efetivo da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, cadeira nº 336, que tem como Patrona Maria Lacerda de Moura.

    Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais