• 20ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Instituto Curupira realizará, de forma online, a 5ª edição do Festival Nacional de Teatro

    Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a 5ª Edição do Festival Nacional de Teatro de Barbacena, evento que faz parte do Calendário Oficial de eventos do Município, por lei, ocorrerá de maneira inédita, online conforme edital publicado em atendimento à Lei nº 14.017, promulgada em 29 de junho de 2020, conhecida como LEI ALDIR BLANC. O tema 2021 é: Relatos de esperança em tempos difíceis e o evento será desenvolvido seguindo os termos do edital municipal de chamamento público de credenciamento nº 03/2020/CULTURA/SEDEC – SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE MOSTRAS E/OU FESTIVAIS ARTÍSTICOS E CULTURAIS, publicado em Barbacena no dia 04 de dezembro de 2020, em consonância com o artigo 2º, inciso III da Lei Aldir Blanc, no qual a proposta da ONG foi aprovada.

    Desse modo, nessa edição atípica do Festival Nacional de Teatro de Barbacena serão realizadas Lives exclusivamente na página virtual da ONG no Instagram (@institutocurupira), nas quais profissionais que integraram e ainda integram a equipe técnica de Produção Cultural do Instituto Curupira falarão sobre os processos gerais de realização das edições anteriores, dentre vários outros aspectos. O objetivo desse formato de evento é compartilhar com o público as memórias, experiências e processos de estudo e criação dos Festivais de Teatro já realizados pelo Instituto Curupira, tendo em vista as edições dos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018.

    Segundo Vitória Marques, membro e produtora cultural da ONG O Instituto Curupira acredita que realizar o Festival neste formato é uma maneira de reforçar a importância da arte no atual contexto que estamos vivenciando e, sobretudo, mostrar para o público em geral quais processos estão envolvidos na realização de um evento deste porte, ainda pouco incentivado e prestigiado na cidade de Barbacena. Para que a população valorize nosso trabalho coletivo, é fundamental que entenda os processos envolvidos em nossas ações, a partir dos relatos de experiências de quem as cria, idealiza, produz e faz tornar realidade.” 

    PROGRAMAÇÃO VIA INSTAGRAM (@institutocurupira) – As lives foram distribuídas em dois Eixos, de modo que o Eixo 1 acontecerá no sábado, dia 27/02/2021, e contará com 3 lives:

    Live 1 – 18h às 19h
    Tema: O processo de construção do Festival Nacional de Teatro de Barbacena: gênese e filosofia.

    Live 2 – 19:30h às 20:30h
    Tema: O perfil técnico de um Festival de Teatro: categorias, cenografia, sonoplastia e suporte técnico. 

    Live 3 – 21h às 22h
    Tema: Gestão de Equipe: como motivar o trabalho coletivo voluntário e com a juventude?

    Já o Eixo 2 ocorrerá no domingo, dia 28  de fevereiro, com as seguintes Lives:

    Live 4 – 18h às 19h
    Tema: Criação de editais para Festivais, parcerias e patrocinios: entendendo melhor o universo das entrelinhas de um grande evento.

    Live 5 – 19:30h às 20:30h
    Tema: Memórias e história do Festival Nacional de Teatro de Barbacena/MG: contando algumas histórias marcantes da equipe de produção e do contato com artistas de várias partes do Brasil. 

    Live 6 – 21h às 22h
    Tema: Instituto Curupira e suas perspectivas educacionais não formais associando cultura, meio ambiente e sustentabilidade.

    Para outras informações, siga as redes sociais da ONG, sobretudo o Instagram @institutocurupira. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail institucional [email protected] ou whatsapp (32)9 8451 9914.