• 14ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Instituto Curupira abre programa de voluntariado

    Estão abertas as inscrições para o Programa de Voluntariado do Instituto Curupira, ONG Barbacenense, de amplitude nacional e que trabalha com Meio Ambiente, Cultura, Arte e Ciência na busca por propostas de sustentabilidade. Os interessados poderão se inscrever em 5 grandes áreas, conforme discriminado abaixo, pelo link: https://forms.gle/ytgxPWpQujDXbKet6. Oferece-se certificados de Trainee, horas acadêmicas e, eventualmente, estágio curricular e extra curricular, a depender da instituição conveniada.

    1 – ÁREAS PARA VOLUNTARIADO

    1. a) EDUCADORES ARTÍSTICOS E CULTURAIS: voluntários para atuarem com docência de Artes e Cultura em geral – musica, teatro, artesanato, literatura, etc.
    2. b) PUBLICIDADE E PROPAGANDA: voluntários para atuação com Publicidade/Propaganda Marketing (oferecemos trainee e horas acadêmicas para os interessados e eles poderão atuar apenas online, em casa, se assim preferirem);
    3. c) EQUIPE DE EDITAIS: voluntários para busca e trabalho com editais de fomento e apoio para a Instituição se manter. Essas pessoas poderão receber valores nestes editais, uma vez aprovados; (oferecemos certificados de trainee e horas acadêmicas, por exemplo)
    4. d) MEIO AMBIENTE E CIÊNCIA: voluntários para o setor de Meio Ambiente da ONG: Cientistas, professores, pesquisadores, consultores ambientais, educadores ambientais, educadores científicos; (oferecemos certificados de trainee e horas acadêmicas, por exemplo)
    5. e) PRODUÇÃO DE EVENTOS CULTURAIS: voluntários para o setor de Produção de Eventos Culturais, como o Festival de Música Popular Livre e Festival Nacional de Teatro de Barbacena; (oferecemos certificados de trainee e horas acadêmicas, por exemplo)

    As inscrições ocorrerão até dia 15 de junho de 2022 e, após findar esta etapa, a diretoria da ONG entrará em contato para a primeira reunião de demais ponderações. Dúvidas: contato via whatsapp com Delton Mendes Francelino, diretor da ONG: 32 9 8451 9914, ou pelo Instagram @delton.mendes e @institutocurupira.

    2 – ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

    1- O Instituto Curupira é uma Organização não Governamental (ONG) SEM FINS LUCRATIVOS. Foi fundado para a livre associação de pessoas que tenham interesses de lutar nos campos ambientais, artísticos, científicos e culturais. Nossos membros sempre foram voluntários, seguindo pressupostos da ONG. Em alguns casos, é possível ajudar com custos de nossos professores, mediadores, pesquisadores, conforme ficará disposto nos tópicos a serem preenchidos. O Instituto NÃO É UMA EMPRESA e NÃO TEM FINS DE LUCRO.

    Este edital de abertura de voluntariado segue as diretrizes da Lei n° 9.608, de 18 de fevereiro de 1998 que dispõe:

    Art. 1º  Considera-se serviço voluntário, para os fins desta Lei, a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.

    Parágrafo único. O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim.

    Ao se voluntariar, o interessado preencherá uma ficha de associação na ONG e também um Termo de Compromisso de trabalho voluntário, no qual constam as normas, descrição geral das funções e combinados entre você e a ONG, conforme prevê o Art. 2º da supracitada legislação:

    Art. 2º O serviço voluntário será exercido mediante a celebração de termo de adesão entre a entidade, pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário, nele devendo constar o objeto e as condições de seu exercício.

    “Voluntariar é um gesto de entendimento de que o mundo precisa de pessoas combativas e que entendam a importância da coletividade para mudança de cenários. Numa sociedade global, infelizmente movida ao extremo pelos interesses capitalistas e utilitaristas, o associativismo tem se revelado uma forma importante, nas recentes décadas, de construção de alternativas e inteligências sociais diversas e muito potenciais por todo o planeta.” (DELTON MENDES, 2021)

     

     

     

     

     

     

    Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais