• ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Instituto Bom Pastor comemora 70 anos de história

    Celebrações acontecem de 16 a 18 de setembro

    O Instituto José Luiz Ferreira (Bom Pastor) completa 7 décadas de existência e também 15 anos cuidando da Saúde Mental. Criado pela Congregação do Bom Pastor, com o intermédio de Fernando Sabino, durante mais de 5 décadas o instituto funcionou no regime de internato voltado para meninas a partir dos 5 anos e, após a mudança na legislação o prédio foi vendido para a Arquidiocese de Mariana que há cerca de 17 anos instalou a paróquia no local. Por volta de 2001, diante da lei de reforma psiquiátrica, o SUS teve como uma das estratégias de trabalho a reforma psiquiátrica e há 15 anos o Instituto celebrou uma parceria com a prefeitura em que pessoas com alta psiquiátrica pudessem ter uma nova política pública. Atualmente o instituto conta com 197 colaboradores, entre psicólogas, assistentes sociais, cuidadores e demais profissionais para atender às demandas dos residentes, que totalizam 220, divididos em 29 residências.

    As comemorações se iniciam no dia 16 de setembro, com celebração eucarística às 19h30. Na segunda-feira (17) acontece a abertura da Exposição dos 15 anos do Projeto “De Volta Pra Casa”. Às 14h o médico e professor da UFRJ, Emerson Elias Mehry apresenta a palestra “Reforma Psiquiátrica: uma história a contar”. Em seguida acontece Mesa Redonda com Emerson Mehry, a psicóloga Flávia Denise Barbosa Vasques Silva, o secretário municipal de Saúde, José Orleans da Costa e Padre Luiz Cláudio Vieira, pároco da Paróquia Bom Pastor e presidente do Instituto José Luiz Ferreira.

    Na terça-feira (18), às 15h haverá uma celebração da palavra com os moradores das residências terapêuticas. Às 19h celebração pelos 17 anos da Paróquia e às 20h30 cerimônia em homenagem aos benfeitores do Instituto Bom Pastor.