Instituição de Barbacena é destaque em premiação estadual “Transformação Escola”

O resultado preliminar da 2ª edição do “Transformação Escola” foi publicado na sexta-feira (27), no diário oficial de Minas Gerais. A Escola Estadual Adelaide Bias Fortes, em Barbacena, foi uma das vencedoras na categoria 1, destinada a escolas com maiores pontuações no Índice Escola Transformação (Inest-2). 

A partir da segunda edição, as escolas que se destacaram ganham premiações em dinheiro. Serão distribuídos R $100 mil para cada um dos 350 prêmios, distribuídos em duas categorias. A categoria 1 é destinada a escolas com maiores pontuações no Índice Escola Transformação (Inest-2), que leva em consideração os resultados da Primeira Avaliação Trimestral, carga horária e nota dos estudantes, no primeiro bimestre. Nesta categoria, serão até 30 prêmios para escolas que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental, até 60 para unidades de ensino que oferecem os anos finais do ensino fundamental e até 60 prêmios para unidades de ensino que ofertam o ensino médio.

Já na categoria 2, serão premiadas as unidades de ensino com maiores variações percentuais positivas entre o Inest 1 – que leva em consideração os resultados da Avaliação Diagnóstica – e o Inest 2. Foram distribuídos até 40 prêmios para os anos iniciais do ensino fundamental, até 80 para unidades de ensino dos anos finais do ensino fundamental e até 80 do ensino médio. A divulgação da lista final das escolas premiadas na 2ª Edição do Prêmio Escola Transformação, após análise dos recursos, acontecerá no mês de setembro. 

Após o resultado preliminar divulgado, haverá o período de cinco dias úteis de interposição para os recursos à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) contra o resultado dos indicadores. 

O projeto Escola Transformação foi feito com o objetivo de reconhecer de forma pública as práticas e experiências feitas com êxito nas unidades escolares no processo de melhoria da qualidade de ensino. É uma iniciativa da SEE/MG, com a distribuição de até 105 milhões de reais para as unidades de ensino que apresentarem melhores resultados e maiores crescimento nos indicadores de fluxo e de aprendizagem, de forma conjunta. Nessas classificações, são considerados também a taxa de participação nas avaliações e a utilização, pelos professores, da plataforma online de ensino oficial da SEE/MG, o Google Sala de Aula.