Informativo Covid-19 divulgado nesta quinta apresenta tendência de aceleração no contágio para Barbacena

O Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) divulgou, nesta quinta-feira (3), o Informativo número 07 referente ao acompanhamento da evolução do número de casos da Covid-19 nas microrregiões de São João del-Rei, Barbacena e Lavras.

Foram analisados os dados de 43 municípios, dois quais 4 apresentam ritmo de aceleração, com um decrescimento de 5 cidades nessa classificação. São João Del Rei evidencia, agora, a estabilização, saindo da classificação de avanço e com média móvel de novos casos na cidade de 4,0 casos/dia.

Na microrregião de Barbacena, dez municípios apresentaram estabilidade, Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Capela Nova, Cipotânea, Ibertioga, Paiva, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Rita do Ibitipoca, Santana do Garambéu e Senhora dos Remédios. Além disso, Carandaí e Desterro do Melo mostraram redução na tendência de contágio. Já Barbacena e Antônio Carlos apresentam propensão à elevação.

No informativo mais atualizado, temos na microrregião de São João Del Rei, dois municípios propensos a elevação de casos, Bom Sucesso e Santa Cruz de Minas. As cidades com tendência de redução são Prados, Resende Costa, Madre de Deus de Minas e Tiradentes. Barroso, Ibituruna, Lagoa Dourada, Piedade do Rio Grande, Ritápolis, São João Del Rei, São Tiago e São Vicente de Minas apresentam estabilidade. As cidades Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Nazareno apresentaram índices indefinidos.

Já na microrregião de Lavras, duas cidades aparecem estáveis, Ijaci e Ingai. Carrancas, Itutinga, Itumirim e Nepomuceno apresentam indefinição nos dados. Lavras, Luminárias, Perdões e Ribeirão Vermelho apresentaram tendência de redução.

A Média Móvel é um indicador de como a pandemia se propaga. Ela consiste na média de novos casos dos últimos 7 dias. A comparação da média móvel atual com a de 14 dias atrás fornece a tendência de contágio em determinado município. Então:

Maior que 15 % – Tendência de aceleração no ritmo de contágio

Entre – 15% e 15% – Tendência de estabilização no ritmo de contágio

Menor que -15 % – Tendência de redução no ritmo de contágio

A pesquisa teve como fonte os dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São João del Rei.

 

Leia também:

Pesquisadores da UFSJ detalham a Covid-19 na região. Confira a tendência em sua cidade!

 

Região tem sete municípios com contágio do coronavírus em tendência de elevação

Novo informativo da Covid-19 mostra evolução da média móvel nos municípios da região

Números confirmam tendência de elevação dos casos de Covid-19 em Barbacena. Veja como está a região

O rim é um dos órgãos afetados pelo coronavírus. Médico faz apontamentos sobre o tema

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais