Take a fresh look at your lifestyle.

Incêndio devasta 10 hectares da mata da Sericícola

2 1.188

Um incêndio no final da tarde deste domingo (18) devastou cerca de 10 hectares da mata da Sericícola, em Barbacena. As chamas atingiram o entorno da Vila de Sargentos da EPCAr, o Canil da Associação Barbacenense de Proteção aos Animais (ABPA) e o Corredor Cultural do Ponto de Partida.

Quando os Bombeiros chegaram ao local, o incêndio tinha um foco nos fundos do Cassino dos Sargentos da Aeronáutica e seguia em direção aos galpões da Sericícola, onde estão o Grupo de Teatro Ponto de Partida e a Universidade Livre de Música Bituca.

A linha de fogo chegava a mais de 200 metros e ameaçava chegar a um bambuzal, já na divisa com o Corredor Cultural. Para dificultar o trabalho, além do terreno íngreme e vários buracos, as chamas estavam numa altura de quatro metros, alcançando a rede elétrica e impossibilitando o uso de água. Seis Bombeiros em duas viaturas tiveram que usar ramos e abafadores para controlar o incêndio, após mais de duas horas de trabalho.

No sábado (17), o Grupo Ponto de Partida realizou ações na área da Sericícola com o objetivo de proteger nascentes naquela região da mata. Está previsto o plantio de quatro mil mudas de árvores no final do mês de setembro.

 

LEIA TAMBÉM:

https://barbacenaonline.com.br/grupo-promove-acoes-para-preservacao-de-area-de-mata-na-sericicola/

2 Comentários
  1. Giovanni Diz

    Boa tarde. A ação não foi apenas do Grupo Ponto de Partida. Foi uma ação coordenada pelo Instituto Estadual de Florestas, com a participação conjunto da UEMG que tem a posse do terreno, do Grupo Ponto de Partida que tem a posse de outra parte, sendo que ambos os terrenos pertencem ao Estado de Minas Gerais. É um projeto de reflorestamento da área, elaborado pelo IEF, que no dia 17 começou com o cercamento das nascentes para evitar invasões, principalmente de gado. Este projeto é do IEF, UEMG e Grupo Ponto de Partida, e tem como apoiadores diretos: na esfera federal o GAP-BQ e o IF Sudeste; na esfera estadual o Ministério Público e a Polícia Ambiental; na esfera municipal o SAS; do terceiro setor a ARCOM-SC, o Grupo Escoteiro do Ar Guardião da Mantiqueira 160/MG e a ARPA e de um convênio entre Alemanha e Brasil. Uma grande rede envolvida para a preservação das nascentes da Sericícola e do seu respectivo reflorestamento desta que está previsto para o dia 28 de setembro de 2019 que contará com mais parceiros. Uma das maiores ações efetivas em prol do meio ambiente da história de Barbacena. Esperamos que outras ações neste sentido venham.

  2. anderson damazio Diz

    parabens!!!pela iniciativa outra iniciativa que precisa ser realizada para ontem é a preservação de fontes e bicas da àrea urbana como a fonte da rua marques de maricá nomonadadona nininha datada de 1813 e a fonte bica da laginha na rua jorge elias alfim bairro Boa morte contaminada por esgoto e depredada tendo suas areas invadidas,e o poder publico diversasvezes procurado não faz nada,nem se quer catalogou ou delimitou suas àreas como previsto em lei municipal de 2016 de autoria do pastor jonhson……cade nossos vereadores e a associação de proteção ambiental….cadêo povo…o gigante deixou de ser anão para ser fagulha…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.