• 21ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Incêndio ameaça patrimônio histórico na região

    Vários incêndios foram registrados neste sábado (15) e domingo (16) na região de Barbacena. Na ocorrência mais notória, um incêndio em Congonhas chegou muito próximo da área histórica e ameaçou o patrimônio histórico da cidade.

    Sá Fortes / Antônio Carlos

    Um incêndio foi registrado na noite de sábado (15) por volta de 19h30 na Avenida Carlinhos Candian e atingiu uma mata nativa que fica as margens de uma estrada vicinal, ameaçando fazendas e residências, com focos espalhados. Os bombeiros tiveram bastante trabalho para combater as chamas, que formavam uma linha de fogo de mais de 1km e dificultava os trabalhos.

    Após cerca de seis horas de trabalho, que só terminou por volta das 2 horas da manhã de domingo (16), as chamas foram controladas.

    Patrimônio Histórico

    A ocorrência foi registrada no final da tarde deste domingo (16), por volta de 17h50, no entorno da Basílica de Bom Jesus de Matozinhos, onde o incêndio em  ameaçava uma área aos fundos da Casa Paroquial, construída no século XVII.

    Os bombeiros tiveram bastante trabalho, já que os ventos estavam fortes, e as chamas altas, queimando braquiárias, samambaias e capineiras, chegando bem próximo as construções históricas da cidade.

    Depois de 2 horas de trabalho, os bombeiros conseguiram debelar as chamas, que destruíram uma área aproximada de 4 mil metros quadrados. A Defesa Civil do município foi acionada para ciência dos fatos e demais providências.

    Outras ocorrências

    Os bombeiros foram chamados logo pela manhã de domingo (16), quando na primeira ocorrência, às 9h, as chamas atingiram a Fonte dos Moinhos, em Congonhas, e queimaram uma área de 600 metros quadrados.

    Já na parte da tarde estiveram no bairro Primavera, na Estrada da Casa de Pedra e em um bambuzal em um lote no bairro Alvorada, onde as áreas queimadas atingiram mais de 2 mil metros quadrados