Take a fresh look at your lifestyle.

Ih, “moiô”! Carnaval deve ser com chuva, segundo meteorologistas

0 15.924

O carnaval mineiro vai ser bastante chuvoso, segundo os dados do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais/Instituto Mineiro de Gestão das Águas. A passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste impulsiona a formação de áreas de nuvens carregadas que vão se espalhar sobre todo o estado.

Em Barbacena a previsão era de chuva já a partir de quinta-feira (20) como, de fato, aconteceu.

Confira a previsão para os primeiros dias de festa:

DIA 1 (10hs LT de 21/02 às 10hs de 22/02) – O norte do estado ainda estará sob influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, com previsão de tempo severo entre as mesorregiões Noroeste e Oeste, com tempestades com potencial para granizo e vendaval. A atuação de uma Frente Fria que avança pelo estado de São Paulo influenciará o tempo no sul de MG, com tempestades mais significativas gerando acumulados entre 50 e 100 mm/24horas. Belo Horizonte e RMBH, tempo instável com tempestades isoladas entre a tarde e à noite, com acumulados previstos entre 5 e 20 mm. Abaixo mapa com as probabilidades de chuva significativa dentro do período supracitado.
DIA 2 (10hs LT de 22/02 às 10hs de 23/02) – Uma Frente Fria deverá avançar pelo litoral do Rio de Janeiro influenciando o tempo em todo centro/sudeste de Minas Gerais. A previsão é de tempestades ocorrendo em todo o estado a partir da tarde/noite, porém com maior intensidade entre a Zona da Mata, Campo das Vertentes, Sul de Minas, Vale do Rio Doce, Oeste, parte do Triângulo Mineiro, Central e Metropolitana, com acumulados entre 50 e 100 mm/24 horas. Entre a Zona da Mata e Sul de Minas, os acumulados podem ultrapassar os 100 mm/24horas. Belo Horizonte e RMBH, tempo instável com tempestades isoladas entre a tarde e à noite, com acumulados previstos entre 5 e 20 mm. Abaixo mapa com as probabilidades de chuva significativa dentro do período supracitado.
DIA 3 (10hs LT de 23/02 às 10hs de 24/02) – A Frente Fria deverá ter avançado até o estado do ES e prolongar-se-á num ramo estacionário cortando o território de Minas Gerais da porção centro/leste ao pontal do Triângulo Mineiro. Logo, a previsão é de tempo instável, céu nublado a parcialmente nublado em todo centro/sudeste, com chuva ao longo do período. Tempestades deverão ocorrer no restante do estado, com os acumulados mais significativos no Triângulo Mineiro, onde os valores de precipitação serão em torno dos 100mm/24 horas. Belo Horizonte e RMBH, terá dia nublado, instável com chuva a qualquer momento e acumulados previstos entre 25 e 50 mm. Abaixo mapa com as probabilidades de chuva significativa dentro do período supracitado.

Acumulado de 72 horas

Abaixo mapa de previsão com os acumulados de 72 horas, válido entre a manhã de Sexta (21/02) e manhã da Segunda (24/02). As microrregiões de Patrocínio, Uberlândia, Uberaba, Frutal, Araxá, Passos, São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Alfenas, Varginha, Campo Belo, São Lourenço, Itajubá, Lavras, São João del Rei, Andrelândia, Juiz de Fora, Barbacena, Ubá, Cataguases, são as mais propensas para acumulados de precipitação entre 150 e 200mm/72horas.
Dados do SIMGE/IGAM.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.