• 20ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • IF Sudeste MG oferece mais de setecentas vagas para Barbacena. Inscrições são gratuitas e sem provas avaliativas

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais vai ofertar um total de 3.900 novas vagas para 2022, sendo 720 para Barbacena. As outras vagas serão distribuídas pelos municípios de Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá. Os cursos disponíveis serão técnicos integrados ao ensino médio, técnico subsequente ou concomitante, graduação e pós-graduação. 

    As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 20 de dezembro, através do site www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo, na aba “Inscrições”. Além disso, não haverá provas presenciais e a análise será realizada através de histórico escolar, notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), currículo e/ou projeto de pesquisa, conforme a modalidade.

    As datas para divulgação final serão: dia 18 de janeiro será divulgada a classificação provisória, também através do site e a classificação final será divulgada por grupo de concorrência em ordem decrescente de notas no dia 26 de janeiro de 2022, a partir das 18h. 

    Confira os cursos oferecidos em Barbacena:

    – Técnico integrado ao Ensino Médio: 

    1) Agroindústria: São 30 vagas, em período integral, com duração de 3 anos. O curso tem o objetivo de capacitar os candidatos na operacionalização do processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes, grãos, cereais, frutas, hortaliças e panificação, controlando o impacto ambiental. 

    2) Agropecuária: São 81 vagas, em período integral, com duração de 3 anos. O profissional dessa área é capacitado para trabalhar em qualquer etapa da cadeia produtiva agropecuária.

    3) Hospedagem: São 35 vagas, em período integral, com duração de 3 anos. Nesse curso, pode-se ser capacitado para atuar operação e comercialização de meios de hospedagem, operacionalizar o processo de produção dos serviços de recepção, governança, eventos, recreação e lazer, comercialização e marketing, nos mais variados meios de hospedagem, tais como: hotéis, pousadas, resorts, spas, albergues, colônias de férias, flats, condomínios residenciais e de lazer, hospitais, clínicas e casas de repouso, hospedarias, estalagens, acampamentos, navios cruzeiros entre outros.

    4) Química: São 30 vagas, em período integral, com duração de 3 anos. Sua função é detectar e resolver problemas que se coloquem na realização de operações na área química (controle e operação de processos industriais de base química, quanto no controle químico de qualidade de matérias-primas, reagentes, e produtos, respeitando normas técnicas de qualidade e segurança). 

    – Técnico concomitante (Curso Técnico e o Ensino Médio também ao mesmo tempo, mas somente o curso técnico é feito do IF Sudeste MG) ou subsequente (curso técnico voltado para quem já concluiu o Ensino Médio): 

    1) Informática (concomitante): São 30 vagas para período noturno com duração de 2 anos. Realiza planejamento, projetos, comercialização, implantação, operação e manutenção de sistemas de Informática.

    2) Enfermagem (subsequente): São 40 vagas para período noturno com duração de 2 anos. Realiza curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais. Auxilia na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação no processo saúde-doença. Prepara o paciente para os procedimentos de saúde. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos e gravemente enfermos. Aplica as normas de biossegurança.

    3) Meio Ambiente (subsequente): São 40 vagas para período noturno com duração de 2 anos. responsável por coletar, armazenar e interpretar dados e documentações ambientais; elaborar laudos, relatórios e estudos ambientais; e ainda preparar, organizar e executar programas de educação ambiental.

    4) Segurança do trabalho (subsequente): São 40 vagas para período noturno com duração de 2 anos. Elabora e orienta atividades de segurança do trabalho e preservação física dos funcionários em empresas, construções e instalações industriais. Inspeciona equipamentos e condições de trabalho, investiga e analisa causas de acidentes para eliminar riscos.

    – Cursos de graduação: 

    1) Bacharelado em Administração: São 28 vagas em processo seletivo próprio + 12 vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para período noturno com duração de 4 anos. tem como principal função planejar, organizar e gerenciar o uso dos recursos pessoais e financeiros de uma organização. O objetivo do administrador é elaborar estratégias para melhorar o desempenho da empresa, maximizar os lucros, evitar desperdícios e reduzir custos.

    2) Bacharelado em Agronomia: São 28 vagas em processo seletivo próprio + 12 vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para período integral com duração de 5 anos. O objetivo é a formação de profissionais para atuarem em atividades com foco no desenvolvimento rural sustentável, tendo sólida base de conhecimentos científicos, consciência ética e política e visão crítica da conjuntura econômica, social e cultural.

    3) Bacharelado em Gestão Ambiental: São 21 vagas em processo seletivo próprio + 09 vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para período integral com duração de 4 anos. Possuirá conhecimentos para atuar nas áreas de análise e de gestão de diversos problemas ambientais, com base em um perfil inovador de elevada empregabilidade e adequado aos desafios o mercado ambiental e do desenvolvimento sustentável.

    4) Bacharelado em Nutrição: São 28 vagas em processo seletivo próprio + 12 vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para período integral com duração de 4 anos. profissional de saúde que desenvolve ações no âmbito da atenção dietética e/ou segurança alimentar, destinadas tanto a um indivíduo como a um grupo populacional.

    5) Licenciatura em Ciências Biológicas: São 28 vagas em processo seletivo próprio + 12 vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para período noturno com duração de 5 anos. Objetiva formar licenciados em Ciências Biológicas, habilitados para o ensino de Ciências Biológicas no Ensino Fundamental (anos finais) e Biologia no Ensino Médio, mediante aquisição de competências e habilidades relacionadas com o desempenho da prática pedagógica, preparando-os para o exercício crítico e competente da docência, pautado nos valores e princípios estéticos, políticos e éticos, estimulando-os à pesquisa e ao auto- aperfeiçoamento, de modo a contribuir na melhoria das condições para o desenvolvimento da Educação Básica.

    6) Licenciatura em Educação Física: São 28 vagas em processo seletivo próprio + 12 vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para período integral com duração de 4 anos. Tem como foco formar profissionais capazes de promover a saúde e a capacidade física por meio do ensino e prática de atividades corporais. Desenvolverá competências e habilidades para trabalhar com as unidades temáticas Brincadeiras e jogos, Esportes, Danças, Lutas, Ginásticas e Práticas corporais de aventura com os estudantes da Educação básica no ambiente escolar.

    7) Licenciatura em Química: São 26 vagas em processo seletivo próprio + 10 vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para período noturno com duração de 4 anos e meio. Destina-se à formação de professores de Química para o Ensino Fundamental e Médio, respectivamente, bem como a continuidade da sua formação acadêmica em cursos de Pós-Graduação.

    8) Tecnologia de Alimentos: São 28 vagas em processo seletivo próprio + 12 vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para período matutino com duração de 3 anos. Tem o objetivo de formar profissionais para atuar no setor alimentício e do agronegócio com conhecimento crítico da realidade social, cultural, econômica e política do país.

    9) Tecnologia em Gestão de Turismo: São 26 vagas em processo seletivo próprio + 10 vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para período noturno com duração de 3 anos. Visa preparar profissionais para atuar no planejamento e desenvolvimento da atividade turística nos segmentos públicos e privados, bem como dar o suporte necessário ao desenvolvimento e qualificação do ramo turístico, nos seus mais variados aspectos e setores, colaborando para o desenvolvimento social, respeitando, preservando e valorizando as características culturais, históricas e ambientais locais e regionais.

    10) Tecnologia em Sistemas para Internet: São 23 vagas em processo seletivo próprio + 9 vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para período integral com duração de 3 anos. Visa à formação de recursos humanos para atuarem no desenvolvimento de soluções técnicas relacionadas à Internet, dando forte ênfase à utilização de laboratórios, para capacitar os alunos no uso eficiente dessas tecnologias.

    – Cursos de pós-graduação Lato Sensu

    1) Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas: São 20 vagas com a duração de 2 anos. Visa habilitar, em nível de pós-graduação lato sensu, docentes ou profissionais atuantes nas diferentes áreas da Conservação da Natureza para que possam desempenhar suas atividades com maior eficiência e conhecimento técnico científico contribuindo para um efetivo planejamento e gestão do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Público-alvo: professores, ambientalistas, gestores de Áreas Naturais Protegidas, funcionários públicos relacionados à Conservação da Natureza, membros de Organizações Não Governamentais e Governamentais, além de outros profissionais de nível superior interessados em se especializarem na área.

     

     

    Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais