Ibiti Projeto volta a receber o Sertões MTB Ibitipoca

Preparativos em fase final para o Sertões MTB Ibitipoca (5 a 7 de julho), segunda etapa do Sertões MTB Cup, mais nova competição de mountain bike Maratona (XCM) do país. Pelo terceiro ano consecutivo, a prova terá como palco um paraíso natural encravado na região mineira que lhe dá nome.

Os ciclistas das categorias Pro (bicicletas convencionais) e E-Bike (com assistência de um motor elétrico) atravessarão as trilhas do Ibiti Projeto. Uma reserva socioambiental experimental com seis mil hectares de área, que se estende pelos municípios de Lima Duarte, Bias Fortes, Santa Rita do Ibitipoca e Pedro Teixeira. Criada a partir da Fazenda do Engenho, há mais de quatro décadas, ela está em uma rara zona de transição entre a Mata Atlântica, o cerrado e os campos rupestres. Está situado a 260 km do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte; a 440 km de São Paulo e a 90 km de Juiz de Fora.

Entre as iniciativas desenvolvidas estão a recuperação da flora e da fauna nativas e a proteção da biodiversidade da região, com a reintrodução de espécies em risco de extinção, como o muriqui-do-norte (primata). Ações de educação ambiental e de desenvolvimento sustentável das comunidades em seu interior também fazem parte do cotidiano do Ibiti Projeto, que procura estimular práticas como o uso de veículos não-poluentes; a reciclagem e a destinação correta de resíduos, a alimentação saudável e o contato constante com a natureza.

O turismo regenerativo é outro dos pilares. O visitante conta com três diferentes conceitos de hospedagem (Engenho, Village e Remote) e pode desfrutar de 300km de trilhas exclusivas, ao longo das quais encontra cachoeiras, lagos, mirantes, grutas e cânion. Outras atrações são a Oca, feita por indígenas do Xingu, e a emblemática Big Family. As estátuas de sete a nove metros de altura em ferro reciclado criadas pela artista norte-americana Karen Cusolito e trazidas ao Brasil do festival Burning Man.

Se o Sertões MTB Ibitipoca 2024 promete exigir fôlego e técnica dos atletas, não faltarão belas paisagens pelo caminho ao longo dos três dias de prova para tornar a experiência ainda mais prazerosa e especial. Um dos objetivos do Sertões MTB Cup é justamente o de revelar belezas naturais dos locais atravessados e estimular o cuidado e a preservação a partir do contato dos ciclistas com essa realidade.

 Fonte: Assessoria de Imprensa | Esporte & Negócio

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais