Hospital Regional habilitado como centro de atendimento de urgência para pessoas com AVC

Foi habilitado em outubro, pela Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG), o Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB), da Rede Fhemig, como Centro de Atendimento de Urgência/Tipo III para pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo (HRB-JA), no momento, conta com 11 leitos para atendimento aos pacientes da região que foram diagnosticados com AVC. Desses, seis leitos U-AVC Agudo e cinco para U-AVC Integral. “Aos poucos, o serviço foi aumentando, se especializando e crescendo cada vez mais em relação aos atendimentos de urgência neurológica. Em maio de 2021, recebemos autorização da Secretaria de Estado de Saúde para fortalecer a assistência da linha de cuidados do AVC. Desde então, seguimos como referência na microrregião de Barbacena, via SUS-Fácil ou pronto atendimento do HRB, aos pacientes que precisam ser diagnosticados ou que já chegam com acidente vascular cerebral”, disse o responsável técnico da Unidade de AVC do CHB, André Brasil Tolendal.

O serviço na linha de cuidado do paciente de AVC, foi disponibilizado em 2015 junto à inauguração do pronto-socorro do HRB-JA, além das atividades de residência médica em neurologia. Com isso, o serviço prestado abrange 51 municípios, oferecendo assistência hospitalar  especializada na identificação das causas e prevenção de novas ocorrências de AVC.

Fonte: Agência Minas

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais