Take a fresh look at your lifestyle.

Hospital de Barbacena realiza procedimentos e tratamentos inéditos na cidade

0 6.119

Há mais de 15 anos em funcionamento, o setor de Hemodinâmica do Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, realizou na quarta-feira (28) um tratamento inédito destinado a uma paciente diagnosticada com a chamada “Síndrome do quebra-nozes”, que surge por uma compressão da veia renal esquerda e causa dores ao urinar. No último dia 8 de agosto, parceria com médicos do Hospital das Clínicas da UFMG, o mesmo setor realizou seu primeiro procedimento cirúrgico, uma correção endovascular de aneurisma de aorta abdominal, inédita também na cidade.

Ao todo, o setor de Hemodinâmica já realizou mais de 25 mil procedimentos nas doenças cardíacas, iniciando agora sua atuação na chamada “hemodinâmica extra-cardíaca”, que oferece recursos minimamente invasivos. A técnica utiliza um cateter fino que é inserido na circulação, geralmente em uma artéria da perna ou pulso, e que vai até a área obstruída.

 

Novas possibilidades – Sobre o procedimento realizado nesta quarta-feira (28), o médico Carlos Eduardo Diniz Couto, hemodinamiscista do Hospital Semper, de Belo Horizonte, informa que o diagnóstico de “Síndrome do quebra-nozes” é raro e seu tratamento convencional implicaria em uma grande cirurgia aberta, com anestesia geral, um longo processo pós-operatório e uma grande cicatriz. “A cirurgia é feita com cateter” explica o especialista, que participou do procedimento. “Além de eficiente e rápida, é feita com anestesia local e uma perfuração tão pequena que não precisa de pontos”.

O médico Giancarlo, que também fez parte do tratamento, conta que a estrutura de hemodinâmica extra-cardíaca que está disponível em Barbacena pode ser utilizada não só nas doenças das carótidas e aorta, mas também na artéria intestinal, aneurismas e miomas uterinos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.