• 16ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Hackaton: Instituições de ensino realizam competição sobre soluções para ensino remoto

    O IF Sudeste do Campus de São João del-Rei, em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei e com o Uniptan, promoverá a competição “Hackaton Vertentes” entre os dias 11 e 15 de agosto, sendo o tema deste ano a viabilização do ensino remoto nas universidades, ensino fundamental e médio. As inscrições estão abertas até o dia 30 de julho. 

    O Hackathon Vertentes será uma competição que tem como objetivo a busca de soluções inovadoras para a temática do ensino remoto para instituições de ensino. Ele está sendo desenvolvido por alunos da UFSJ e da Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (INDETEC), em parceria com o IF Sudeste MG e o Uniptan. Além disso, apoiam a iniciativa a Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei (ACI Del Rei) e o Conselho de Jovens Empreendedores do Sindcomércio São João del-Rei (SindJovem).

    Os interessados poderão participar de forma individual ou em grupo. O público-alvo são alunos do ensino médio, técnico, graduação ou já graduados de qualquer área do conhecimento. Basta que o participante tenha o desejo em ingressar em uma imersão de conhecimento voltado à inovação e empreendedorismo. Profissionais da área de educação, design, tecnologia e negócios também poderão participar do como mentores técnicos, auxiliando as equipes participantes.

    O Hackathon será totalmente online com mentores de várias áreas do conhecimento. As pré-inscrições estão abertas até 30 de junho no link: https://www.sympla.com.br/hackathon-vertentes__905254. Os vencedores receberão uma premiação que será divulgada posteriormente. Para mais informações, acesse o site https://ufsj.edu.br/indetec/hackathon_vertentes.php ou pelo Instagram no perfil @hackathon.vertentes. 

    Para Professor Celso Luiz de Souza do IF Sudeste MG, um dos organizadores do evento, para o aluno é uma oportunidade para expandir seus conhecimentos e habilidade para além da sala de aula. “Para os alunos fica o aprendizado sobre empreendedorismo, sobre plano de negócio, sobre soluções inovadoras e ainda há o ganho do trabalho em equipe, se relacionando com pessoas de outras áreas e trocando experiências. Quem sabe daí não pode gerar um startup e um potencial negócio?”, explica.

    Segundo o site oficial do evento a palavra é resultado da combinação entre os termos hack (no sentido de programar com expertise) e marathon (maratona), mas já não se limita à produção de software, sendo empregada por diversas empresas ao redor do mundo na criação de alternativas para problemas. Em geral, é o ambiente ideal para o desenvolvimento da inovação e pode durar de um dia a uma semana. Um hackathon é um acelerador de ideias e traz inúmeros benefícios. Estes eventos fomentam a criatividade individual enquanto criam espaços abertos para a experimentação de novas ideias, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades e técnicas entre seus participantes.