Take a fresh look at your lifestyle.

Gripe: vacinação de grupos prioritários está abaixo da meta

0 104

A Superintendência Regional de Saúde de Barbacena (SRS) está convocando pessoas que pertencem aos grupos prioritários para vacinação contra a gripe: Crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área de saúde, professores, indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, jovens e adolescentes com idade entre 12 e 21 anos que estejam sob medida socioeducativas, funcionários do sistema prisional, pessoas portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, policiais civis, policiais militares, bombeiros, membros ativos das Forças Armadas e população privada de liberdade.

A orientação é para que eles se dirijam à unidade de saúde mais próxima para se vacinar. A motivação para a convocação é que a meta de vacinação está em 60% em todo o Estado, sendo que o objetivo era vacinar pelo menos 90% do público alvo. A Regional de Barbacena, formada por 31 municípios das microrregiões de Barbacena, Congonhas e Conselheiro Lafaiete, está com cobertura de 65,76%.

Em um cenário mais detalhado, a Regional de Barbacena atingiu 57,8% para crianças, 60% para gestantes, 72,25% trabalhadores de saúde, 84,99% puérperas, 75,69% das pessoas com 60 anos ou mais, 52, 59% dos professores e 51,09% do grupo comorbidades. Grupos como indígenas, privados de liberdade, funcionários do sistema prisional, policiais civis, militares, bombeiros e membros das forças armadas aparecem com 0% no relatório.

A vacina é contra indicada para pessoas com história de alergia a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores. Para as crianças de 6 meses a menores de 3 anos, que nunca foram vacinadas, a vacinação é feita em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. A Campanha de Vacinação se encerra no dia 31 de maio.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.