Take a fresh look at your lifestyle.

Governo lança programa de parcerias para melhorar serviços em Parques Estaduais

0 169

O Governo de Minas lançou, na quinta-feira (11), o Programa de Concessão de Parques Estaduais 2019 – 2022, durante solenidade na Cidade Administrativa, com a presença do Governador em exercício Paulo Brant. O programa tem como objetivo melhorar a gestão das unidades em conservação no estado, promovendo, através de parcerias com o setor privado, a gestão dos serviços prestados aos visitantes, proporcionando, assim, aumento no número de turistas e maior incentivo ao setor.

O governador em exercício, Paulo Brant, ressaltou que Minas possui ativos governamentais e bens públicos que precisam ser utilizados pela população. “Esse projeto é uma forma de o governo criar alternativas para investimento e para a retomada da economia, sem necessariamente utilizar recursos financeiros. Nós sabemos que a situação de caixa do governo no curto prazo é muito difícil. O Estado não pode ficar o tempo inteiro tentando resolver a sua crise financeira, tem que ter políticas propositivas, positivas, e as concessões e parcerias são um caminho enorme para que a gente possa fazer isso”, destacou.

O estado detém um dos maiores Sistemas Estaduais de Unidades de Conservação (SEUC) do país, um total de 94 unidades, que representam 3,5 milhões de hectares de áreas protegidas. Atualmente a gestão de recursos é feita exclusivamente pelo poder público.

Para o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Malard, que é responsável pela gestão dos parques, a medida vai incrementar a economia de Minas, movimentar a economia local e fortalecer a cultura regional. Segundo ele, foram avaliados e ranqueados todos os parques estaduais e demais unidades de conservação estaduais de categorias que permitem a visitação turística registrada e ordenada pelo IEF atualmente. Após a seleção, com base nesses critérios, considerou-se que 20 unidades possuem potencial para a concessão pretendida. 

A atual gestão criou a Coordenadoria Especial de Concessões e Parcerias, que está realizando um minucioso levantamento sobre as concessões em vigor no estado e as oportunidades de novas parcerias em setores estratégicos com a iniciativa privada. Confira abaixo a relação das 20 unidades de conservação selecionadas para fazer parte do programa:

 

Parque Estadual do Ibitipoca;

Parque Estadual do Rio Preto;

Parque Estadual do Rio Doce;

Parque Estadual do Sumidouro;

Parque Estadual Serra do Rola Moça;

MN Peter Lund;

MN Gruta Rei do Mato;

Parque Estadual do Itacolomi

Parque Estadual Biribiri;

Parque Estadual Serra do Papagaio;

Parque Estadual de Nova Baden;

Parque Estadual Mata do Limoeiro;

FLOE Uamii;

Parque Estadual Serra do Brigadeiro;

Parque Estadual Pico do Itambé;

Parque Estadual Serra Nova;

Parque Estadual Lapa Grande;

Parque Estadual Pau Furado;

Parque Estadual Serra das Araras;

Parque Estadual Serra do Intendente.

LEIA TAMBÉM:

https://barbacenaonline.com.br/limitacao-de-visitantes-em-ibitipoca-afeta-economia-da-cidade/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.