• 18ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Governo de Minas coloca a macrorregião de Barbacena na Onda Amarela

    Sete macrorregiões de saúde do Estado foram reclassificadas para ondas mais restritivas no Minas Consciente, entre elas a macrorregião Centro-Sul que engloba as microrregiões de Barbacena, Congonhas, São João del-Rei e Conselheiro Lafaiete.

    O Estado já havia autorizado o avanço para a onda verde, a menos rígida quanto aos protocolos de saúde, mas os municípios voltaram para a onda amarela estágio no qual são permitidos serviços como academias, salões de beleza, clubes, além do consumo em bares e restaurantes. Mesmo com a autorização, Barbacena se manteve na onda amarela.

    Um dos principais motivos para a reclassificação das regiões é uma alta de 27% no índice de contaminação da Covid-19 na última semana. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, a regressão de metade das macrorregiões em Minas Gerais foi impulsionada pelo aumento de casos na última semana, reflexo principalmente das movimentações do período eleitoral.

    A recomendação é para que as pessoas mantenham as medidas de distanciamento e isolamento social, além do uso constante de máscara e álcool em gel.

    Na onda amarela é permitida a abertura de – Bares (consumo no local); Autoescolas e cursos de pilotagem; Salões de beleza e atividades de estética; Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo; Papelarias, lojas de livros, discos e revistas; Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;  Comércio de itens de cama, mesa e banho; Lojas de móveis e lustres; Imobiliárias; Lojas de departamento e duty free; Lojas de brinquedos; Academias (com restrições); Agências de viagem; Clubes.