• 16ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Governo de Minas amplia vacinação para idosos acima de 80 anos

    O Governo de Minas vai ampliar a vacinação de idosos em todo o Estado. A distribuição das 220 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz (dose 1) e das 137,4mil da CoronaVac/butantan (doses 1 e 2) às Unidades Regionais de Saúde  começou na sexta-feira (26). Nessa etapa é recomendado, segundo as diretrizes do Ministério da Saúde e do Conselho Estadual de Secretaria de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), que todos os idosos entre 85 e 89 anos sejam vacinados – no total são 154.721 pessoas. Devem também ser imunizados 24% daqueles que possuem entre 80 e 84 anos, atendendo 64.195 pessoas.  Aumentaram também a vacinação para os trabalhadores de Saúde. Agora serão 8% deles, totalizando então 81% desse público. 

    Como prioridade, o Programa Nacional de Imunização (PNI) colocou os idosos, uma vez que há um agravamento de casos e de óbitos (81% das mortes) por covid-19 por serem mais vulneráveis à internações hospitalares. 

    Estão sendo imunizados também os trabalhadores de saúde que estavam na linha de frente ao atendimento à covid-19. A quinta remessa de vacinas que foi enviada aos municípios vai imunizar 53.563 profissionais da área. Em Minas, 67% dos trabalhadores de saúde já foram vacinados com a primeira dose e 30,5% com a segunda. Agora, serão vacinados aqueles que possuem contato com público externo. 

    No planejamento dessa vez, segundo proposta, a SES-MG vai manter 10,6 mil unidades de vacina como reserva técnica para serem utilizadas em municípios de piora no quadro epidemiológico, a fim de baixar a pressão sob a assistência hospitalar. 

    Fonte: Agência Minas