• 20ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Golpistas invadem perfis no Instagram e anunciam venda de produtos

    Tem sido cada vez mais comum o golpe das falsas vendas de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis no Instagram. Os golpistas invadem perfis e, sob a desculpa de mudança de domicílio, seja dele próprio ou um conhecido,  anunciam a venda de produtos abaixo do valor de mercado. O perfil interage com os interessados em adquirir um dos anúncios e, após o pagamento por Pix, normalmente, bloqueiam o usuário impedindo o contato.

    Em Barbacena muita gente caiu neste golpe. Pelo menos dois leitores do BOL, que preferem ter os nomes preservados, tiveram prejuízos somados de R$3.100. “Jamais desconfiaria de que se tratava de um golpe, já que o perfil era de uma conhecida. Infelizmente agora fico com o prejuízo de um dinheiro que nem era meu”, relatou uma das vítimas.

    Ao site TechTudo, o Instagram afirmou que dispõe de mecanismos de segurança para detectar a ação de invasores e impedir o acesso destes a contas, bem como recursos para proteger a segurança dos usuários. Em nota, a empresa reforçou a importância de desconfiar de publicações que oferecem bens e serviços por preços baixos e orientou os usuários a denunciarem posts e contas suspeitas. “O Instagram faz uso de sistemas sofisticados para detectar e impedir a ação de indivíduos mal intencionados antes que eles obtenham acesso a contas e disponibiliza recursos de segurança para ajudar a proteger os usuários, como ‘autenticação de dois fatores’ e ‘atividade de login’, além de diferentes caminhos para a recuperação de contas, que podem ser encontrados na Central de Ajuda. Recomendamos ainda que as pessoas desconfiem de publicações na internet que ofereçam serviços e bens por um valor abaixo do preço de mercado e pedimos que denunciem através do aplicativo publicações e contas que considerarem suspeitas”, afirma a nota do Instagram.

     

    COMO SE PROTEGER?

    Antes de iniciar qualquer negociação é necessário verificar se de fato a pessoa está vendendo os produtos. Não faça qualquer pagamento sem ter a certeza de que a transação é segura e não deixe se levar pela emoção da “oportunidade de comprar barato”.

    A rede social compartilhou instruções para manter a conta segura. Entre elas estão ativar a autenticação em dois fatores e não compartilhar links ou códigos de acesso recebidos do Instagram por SMS ou WhatsApp. O Instagram também pede aos usuários para verificar se o número de telefone e e-mail estão atualizados no aplicativo. Segundo a empresa, esses dados permitem tentar a recuperação do acesso à conta, mesmo que as informações tenham sido alteradas por um hacker.

    Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais