Gato Boris leva ao público da Tecer Cultural o lançamento do novo EP

Alisson dos Santos

Com abordagens mais intimistas em suas letras e melodias, o Bricolagem é um reflexo da vivência entre os músicos da banda

Em alguma esquina, na mesa de bar ou até mesmo no bingo do final de semana, é comum presenciarmos algum fã de Rock n Roll reforçando teses de que o estilo musical acabou nos anos 90, que não se faz mais banda de garagem como antigamente… em Barbacena, já na terceira década do século XXI, três músicos resolveram contrapor o saudosismo citado criando a banda Gato Boris, em 2021.

No mesmo fundo de garagem, a banda lançou na última quinta-feira (17), o EP “Bricolagem”, que contém cinco faixas inéditas e autorais. O nome remete à prática “faça você mesmo”, e na sexta-feira (17), na Tecer Cultural, o trio formado por Gabriel Borato (voz e guitarra), Pedro Oliveira (baterista) e Rafa Boratto (baixista) fizeram acontecer e realizaram o show de lançamento, para cerca de 50 pessoas, contando com a presença de artistas convidados.

Releituras de Tim Maia, Red Hot Chilli Peppers, Capital Inicial também tiveram espaço no repertório, porém, foram as cinco cerejas do bolo, digo, as cinco faixas do Bricolagem que deram o tom especial da noite. “A gente tinha vários pedaços de músicas, melodias e letras. Em janeiro, resolvemos nos juntar no estúdio que montamos na minha casa para começarmos a trabalhar nessas músicas. Foi um processo bastante demorado, então a gente gravava uns pedaços da música, ouvia, e  o que não estava muito legal, íamos modificando, tentando melhorar. Um processo muito trabalhoso, mas, também, de muito aprendizado”, conta Gabriel Boratto sobre o processo criativo na montagem do EP.

Com abordagens mais intimistas em suas letras e melodias, o Bricolagem é um reflexo da vivência entre os três músicos, que, por serem parentes, desfrutam de um entrosamento que passou a caracterizar a identidade da Gato Boris, como na faixa “Valer a Pena”. Ela foi feita por Gabriel e Pedro, há 15 anos atrás. Tempos depois, com a ajuda do caçula Rafa que agregou na linha de baixo, a banda resolveu trabalhar novamente na canção para que ela fizesse parte deste novo trabalho.

Gabriel acredita que o trabalho autoral desenvolvido por eles, desde a produção até o lançamento, possa abrir caminhos para que o êxito conquistado pela banda não seja algo passageiro. “A  gente acredita muito na parte autoral. Então, esse EP foi um passo muito importante para a gente aumentar o nosso repertório. Agora nós já temos sete músicas, criando a possibilidade de fazer alguns shows de 40 minutos só de músicas autorais. Esperamos que essas nossas músicas se espalhem, fazendo com que a gente consiga visibilidade”, relata o vocalista e guitarrista.

Após alguns anos, a cena cultural de Barbacena se encontra mais efusiva com a articulação de artistas e agentes culturais, que buscam, também, através de meios institucionais, espaços e oportunidades que potencializam as diversas manifestações artísticas da cidade. Gabriel Boratto, um dos expoentes deste movimento, acredita que leis de incentivo, como a “Paulo Gustavo”, são de extrema importância para manter a cena aquecida.

“Eu não paro de me surpreender com o tanto de talento e de pessoas que querem e têm muita vontade de fazer acontecer aqui em Barbacena, seja na música ou em outros outros tipos de arte. Muitas vezes não dá para conciliar com outro trabalho, portanto, nós artistas precisamos nos unir para que sejamos valorizados. Também somos trabalhadores!”, finaliza.

Ouça agora Bricolagem nas principais plataformas de músicas ou pelo link:

https://ditto.fm/bricolagem

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais