• 22ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Fumaça de queimadas domina o ar de Barbacena

    O alto índice de queimadas, intensificado nos últimos dias, tem sido percebido no ar pelos barbacenenses. A fumaça é percebida em diversos pontos da cidade. Somente na tarde de quinta-feira (19), de acordo com os Bombeiros, 12 ocorrências de incêndio em vegetação no entorno da cidade foram registradas. Diferente dos outros dias, os incêndios atingiram sítios e fazendas na zona rural, sendo apenas um em lote vago na área urbana.

    – Margaridas: Por volta das 07h30 houve um incêndio na localidade que ameaçava um sítio. A área queimada foi de aproximadamente 1 hectare.

    – Conquista: Na localidade, que fica às margens da MG-338, o incêndio ameaçava uma granja, por volta de 11h. Com cerca de 2000 litros de água, as chamas foram debeladas depois de consumirem 3ha de área.

    – Correia de Almeida: um incêndio atingiu a mata ao lado de uma fazenda na altura do km 719, onde o agricultor possui cerca de 3000 pés de oliveiras ( azeitonas). A ação rápida dos Bombeiros evitou a destruição da plantação.

    – Serrão: Nesta localidade, as margens da BR-265, Bombeiros evitaram que o incêndio atingisse uma fazenda. Área queimada de 1 ha.; 3.000 litros de água usados no combate.

    – Pinheiro Grosso; um incêndio ameaçava uma fazenda com grande criação de gado de corte e leite. As chamas foram controladas por 10 homens.

    – AABB: Um grande incêndio atingiu uma plantação que circunda o clube do Banco do Brasil. 08 Bombeiros em 3 viaturas atuaram no combate às chamas em diversas frentes, de 13h às 18h, como no Roselanche, Trevo do Caeté, além da Subestação da Cemig e a rodovia BR 040, onde as chamas atingiam a rodovia. A fumaça densa prejudicou a visibilidade dos motoristas, sendo necessário empenhar a Concessionária Via 040, que teve que controlar o tráfego de veículos para evitar acidentes. Neste incêndio foram atingidas nascentes de água, plantações e animais foram encontrados mortos. Uma cobra da espécie jararaca foi salva da destruição. A área queimada ultrapassou a 15ha . Foram usados abafadores, bombas costais e cerca de 10 voluntários ajudaram os bombeiros no combate às chamas.

    – Santa Gloria; Por volta de 19h, os bombeiros foram empenhados para debelar incêndio que ameaçava um sítio.