Fósseis em Barbacena: curiosidade, encantamento e diversão

Por Doutor Delton Mendes Francelino, criador da Casa da Ciência e da Cultura de Barbacena, do Observatório Astronômico Popular Móvel e curador da Exposição Paleontológica “Dinossauros e Peixes do Cretáceo”.

Muitas crianças, também adultos, sobretudo quem é da geração dos anos 80, 90 e anos 2000, apresentam fascínio pelos dinossauros e seres vivos antigos. Não à toa, ainda na atualidade, muitas festinhas de aniversário infantis ainda apresentam como tema estes répteis incríveis que habitaram a Terra por mais de 150 milhões de anos. Na verdade, ainda habitam, uma vez que as aves também são dinossauros, como já expliquei em artigo publicado nesta plataforma anos atrás.

Barbacena, a partir de junho, será uma das únicas cidades do interior de Minas, e do Brasil, que contará com Exposição de Fósseis verdadeiros de peixes da Era Mesozoica, do Cretáceo, ou seja, que conviveram com variada diversidade de outros seres vivos, incluindo dinossauros, antes da extinção em massa ocorrida há algo em torno de 65 milhões de anos. Os denominados “peixes do Araripe”, bacia/região situada no Nordeste brasileiro, serão expostos junto a diversas informações também sobre outros seres vivos desta Era antiga, como mamíferos e os próprios dinossauros. As datas de estreia da Mostra serão divulgadas no perfil do Instagram @delton.mendes.

Cabe destacar a importância deste tipo de evento, sobretudo no que se refere à Educação Científica, popularização de saberes que nós, cientistas, desenvolvemos a partir de muito estudo e, além disso, valorizar a parceria entre a Casa da Ciência e da Cultura de Barbacena, que é uma instituição particular, sem vínculos político-partidários, e o Museu de Ciências da Terra, do Rio de Janeiro, que a partir de agora, é um Núcleo – Espaço de Esperança da Casa! Muito legal, não é?

Por fim, é interessante deixar em evidência que o estudo de fósseis é de extrema importância em várias áreas da Ciência e tem inúmeras aplicações, desde aspectos relacionados à Evolução Biológica, por permitirem evidências diretas das formas de vida antigas, favorecendo aos cientistas reconstruírem a história da vida na Terra e entenderem como as espécies evoluíram ao longo do tempo; até elementos como a Paleoclimatologia: ampliando informações valiosas sobre as condições climáticas e ambientais passadas, ajudando os cientistas a entenderem as mudanças climáticas ao longo de milênios, ou milhões de anos.

Ademais, também são relevantes no âmbito da Geologia, para a datação de rochas e a reconstrução da história geológica da Terra, auxiliando os geólogos a determinarem a idade relativa das rochas e a correlacionarem estratos rochosos em diferentes regiões; da Biogeografia, favorecendo compreender a distribuição passada das espécies e a evolução das comunidades biológicas em diferentes regiões do mundo.

Os fósseis são fascinantes para o público em geral e podem servir como ferramentas educacionais poderosas, inspirando o interesse pela ciência e pela história natural. Vem então conhecer a Casa da Ciência e esta Exposição incrível!

Contato de Delton para outras informações: whatsapp (32) 98451 9914

Apoio divulgação científica: Samara Autopeças, Anjos Tur – Escolar e Viagens e Jornal Barbacena Online

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais