• 19ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • FMX e Instituto Federal firmam parceria de cooperação para desenvolvimento do xadrez

    A Federação Mineira de Xadrez (FMX) e o Instituto Federal (IF) Sudeste-MG, Campus Barbacena, firmaram uma parceria de cooperação no início do mês de junho. Pelo termo de cooperação, a FMX fará capacitações periódicas dirigidas aos alunos do curso de Educação Física, do campus Barbacena. Num primeiro momento haverá uma capacitação de “facilitadores do xadrez escolar”, com carga horária de 16 horas/aula. A Federação fornecerá certificado de participação e as inscrições estão abertas gratuitamente.

    “Serão duas capacitações, nos dias 19 e 20 de junho e 03 e 04 de julho”, explica Luciane Sepúlveda Viana, presidente da Federação Mineira de Xadrez, ambas sem custo algum para o participante ou mesmo para a instituição de ensino. “Inserimos Barbacena como Polo de Desenvolvimento do Xadrez, o PDX, e com isso várias ações estão acontecendo em Barbacena e região”, indica. O PDX é um projeto aprovado pela Federação junto ao Governo do Estado e tem acompanhamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE).

    O termo de cooperação surgiu após uma reunião virtual entre a diretoria da Federação Mineira de Xadrez e professores do IF Sudeste-MG. Scheila Espindola Antunes, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Física, foi uma das incentivadoras dos protocolos de cooperação entre as entidades. “Vamos oferecer ao nosso aluno mais uma opção durante o curso de Educação Física e também teremos a oportunidade de colocar o IF inserido na comunidade”, assinala a professora. FMX e IF preparam para o futuro aulas e oficinas sobre o xadrez para os jovens de Barbacena, “temos apenas que aguardar as orientações das autoridades sanitárias acerca da pandemia”, ponderam Scheila e Luciane.

    Além do curso de Capacitação dos “Facilitadores do Xadrez Escolar”, a Federação pretende também realizar um outro curso destinado aos alunos do IF com “noções de arbitragem e organização de torneios”. As datas estão sendo avaliadas.