Filho, o seu sorriso é o combustível que abastece o meu coração

Francisco de Santana

As fortes chuvas que assolam o Estado do Rio Grande do Sul tiveram ontem 09.05.24, uma cena impactante. Uma repórter entrevistou uma idosa de olhar triste e perdido no meio de tamanha devastação da natureza. Ao lhe perguntar sobre aquela desolação ela respondeu que perdera a casa, os móveis, os documentos, os animais de estimação, mas que agradecia a Deus por ter sobrevivido e saber que seu filho havia sobrevivido também à tragédia. Ao citá-lo um sorriso repentino brotou em seus lábios e uma alegria estampou e clareou o seu rosto. Ela disse: “não vejo a hora de me encontrar com meu filho para poder lhe abraçar, beijar e dizer-lhe sobre sua importância, valor e representatividade em minha vida”. As lágrimas brotaram na sua face, mas o sorriso permaneceu em seu rosto.

Esse depoimento demonstrou comportamentos interessantes. O seu amor maternal venceu toda aquela desgraça vivida. Para ela o abraço do filho reinicia, o beijo cura e o sorriso aquece a alma. Esse é o presente que ela e todas as mães almejam ganhar, estar ao lado dos filhos para torná-las felizes e realizadas. Suas presenças revigoram os corações das mães porque elas vivem por e para eles. A expressão “Eu te amo” é substituída pelos olhares de amor, fé e esperança. As companhias dos filhos serão sempre mais agradáveis dispensando presentes, que são meros detalhes, pois o importante é estar ao lado daquele que teve a sua primeira morada no seu ventre.

Filhos revigoram e energizam. As mães engravidam, mudam hábitos para não prejudicar o bebê, carregam a criança por nove meses, amamentam, se preocupam, passam noites em claro, acodem, cuidam, perdoam, ensinam e se engrandecem a cada aprendizado deles. Só as mães podem explicar o sentimento que têm por eles. “Sempre ouvi falar de amor incondicional, mas nunca soube ao certo o que seria e qual o seu significado. Uma noite, em um hospital, ao ouvir o choro do meu filho quando foi retirado de dentro de mim, um sentimento pleno, calmo, iluminado, com lágrimas nos cantos dos olhos escorrendo sem que eu percebesse tomou conta de mim. Senti e percebi naquele momento o significado do amor incondicional” (gerente de projetos Priscila Sciacca).

Selecionei algumas frases ditas por elas, mães apaixonadas. Por exemplo: “Mães sempre se colocam em segundo plano. A família vem antes de tudo”; “Muitas vezes não obstante em ser mãe de seus filhos, adotam os amigos dos filhos também como filhos, com o mesmo carinho. Que delicia é você ter mais que uma mãe, poder chegar à casa de um amigo e se sentir na sua, só uma mãe para fazer isso”; “Elas têm receitas milagrosas que curam qualquer doença, chás, xaropes, e sopas”; “O abraço de mãe é tudo de bom nos momentos difíceis”; “Mães sempre dão conselhos de coisas simples que fazem muita diferença, como por exemplo: ‘leva guarda chuva! ‘ ou ‘se agasalha! ‘”; Quando o filho chega em casa, a mãe sempre pergunta: “já comeu?”; Quando o filho diz que vai passar em algum lugar antes de ir para casa, ou se atrasa para o jantar, ela liga e pergunta: “vai demorar?”; “Levanta de madrugada quando a gente chega só para saber se está tudo bem”; “Sempre faz o impossível para comprar alguma coisa que o filho queira”; “Quando o filho é pequeno ela fica acordada só olhando ele dormir”; “Colocam o filho para dormir, mesmo que ele já seja grandinho para isso”.

“Elas preparam a comida preferida dos filhos e esperam para saber como ficou”; “Pergunta se o filho está levando um casaco de frio, mesmo com a temperatura elevada”; “Sua mãe é a única que nunca vai desistir de você em sentido nenhum, tenha você só teimosia, burrice, um vício, uma doença, o mundo todo pode desistir de você, menos sua mãe”; “Aprendem musicas repetitivas só para acompanhar as fases do filho”; “Mães contam historias para você dormir mesmo já caindo de sono depois de um dia todo de trabalho, a minha chegava a confundir as historias de tanto sono, começava com chapeuzinho vermelho e daqui a pouco ela estava em uma torre esperando o João e a Maria para casarem com o dragão”; “Minha meta como mãe é que meu filho saiba que sempre pode contar comigo, não importa o que aconteça”; “Mães criam personagens para tornar a vida do filho mais interessante: papai Noel, coelhinho da páscoa, fada do dente, monstros e mais monstros pra você dormir, comer e obedecer”; “A comida de mãe não tem igual”; Elas limpam feridas sem dor, possuem ouvido biônico e acorda no meio da noite com um simples suspirar do bebê.

Dê à sua mãe o presente que ela mais gosta e ama: a sua presença, o seu carinho e o seu amor. Seu sorriso vai reiniciá-la e o seu abraço irá reconfortá-la. Deixe-a extravasar sentimentos de proteção, afinal, ela o protegeu no seu interior por nove meses e ainda acha que você tem que viver nesse mesmo interior por mais 50 ou 100 anos. Sorria e se alegre por ter uma mãe que se importe e cuide de você. No fundo o que as mães querem é uma coisa só: que seus filhos sejam felizes. Falo tudo isso por experiência própria. Minha mãe, Maria José da Silva Santana habita num lugar que se chama saudade. Nesse momento relembro o seu sorriso para mim, e o meu sorrido para ela.   Que nós, filhos sejamos recíprocos com os sentimentos de nossas mães.

(Fonte: Site Terra/ Veja 22 coisas que só elas fazem pelos filhos/ Internet).

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais