Festival de Fotografia de Tiradentes abre inscrições para trabalhos baseados no tema “Diálogos da Terra”

O 13º Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta lança convocatória para artistas da fotografia refletirem sobre o tema: Diálogos da Terra. As inscrições são gratuitas e deverão ser submetidas pelo formulário disponível no site do Festival, até o dia 18 de fevereiro. A convocatória aceita inscrições de no máximo cinco imagens, que podem ou não ser da mesma série. Trabalhos individuais ou coletivos podem ser apresentados. Valem fotos produzidas com filmes, câmeras digitais ou smartphones.

A convocatória busca reunir trabalhos de fotografia das mais diversas vertentes (documentais, imagens pessoais e poéticas) para serem exibidas em uma projeção no Largo das Forras, em Tiradentes/MG, nas noites de 8 e 9 de março de 2024.

A equipe curadora, formada por Gláucia Nogueira e Mônica Maia, ficará responsável pela seleção das imagens. O resultado será divulgado no dia 25 de fevereiro.

Diálogos da Terra

O século XXI nos trouxe uma profusão de estudos relativos às mudanças climáticas e às novas visões sobre o conceito de Terra. Não mais como algo inerte, separado da humanidade, como uma visão simplista de pano de fundo para o palco humano. Esse momento atual deixa claro que a Terra é um denso conjunto de relações, articulando o que as disciplinas tinham por hábito tratar separadamente.

Os seres vivos, os oceanos, os rios, a atmosfera, o clima, as rochas e o gelo trabalham em estreita conexão – fazendo-se e se refazendo, em constante mutação e troca. A convocatória aberta pretende receber trabalhos que tratam da Terra no sentido mais amplo possível. Paisagens; animais; ventos; plantas; microrganismos; seres vivos, não vivos humanos, não humanos, ou seja, as mais diversas multiplicidades e seus agentes. Esses, que formam complexos emaranhados e conexões que garantem a diversidade e a possibilidade da vida.

Com informações Rede Comunicação que transforma

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais