Take a fresh look at your lifestyle.

Festa de Nossa Senhora da Assunção vai até o próximo dia 18 em Barbacena

0 374

Começou, na semana passada, mais uma edição da tradicional Festa de Nossa Senhora da Assunção, promovida pela Paróquia, em Barbacena. A programação da festa religiosa, que vai até o dia 18 de agosto (domingo), conta com celebrações eucarísticas diárias e novenas, além da venda de artigos e alimentos em barracas montadas no Espaço Comunitário, cujo valor arrecadado será revertido para a paróquia.

Resumo Histórico

No século XVIII, bravos cidadãos devotos de Nossa Senhora da Boa Morte se embrenharam pelas selvas e caminhos tortuosos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia atrás de um sonho: angariar donativos para construir um templo em honra a Nossa Senhora da Boa Morte.

Muitos morreram de febres, doenças diversas e muitos foram abatidos por animais ferozes.  Assim reza e começa a história da venerável Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte.

Os sonhos desse povo valente se tornaram realidade. Aí está a prova: o magnífico templo de Nossa Senhora da Boa Morte, atualmente, sede da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção.

Como disse o Revmº. Padre Daniel Marcos Lima: “…. É uma história que, se não quiser trair o seu passado, perder sua identidade e comprometer seu futuro, precisa reconhecer e valorizar a marca profunda e inquestionável da fé cristã, que moldou o jeito de amar, sonhar, esperar, agir e construir do Povo da Borda do Campo. Marca deixada nas pedras, nos monumentos, mas sobretudo na alma e na consciência de cada pessoa. Essa fé é o Cristo e sua Cruz Redentora. Com Ele, sua Mãe, que também é nossa!

Encerra-se hoje (dia 16) a tradicional novena em honra a Nossa Senhora da Boa Morte, uma das mais belas de Minas Gerais. O autor foi o músico Jachinto Augusto de Almeida, em 1891.  Trata-se de uma das relíquias, não apenas da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, como da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção e de toda Barbacena.

Cabe a nós, barbacenenses, preservarmos uma das nossas mais significativas tradições religiosas. Exorto aos membros da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, à comunidade da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção e ao clero de um modo geral a preservar nosso patrimônio histórico, cultural, artístico e religioso.  Não permitamos que as nossas tradições se percam na voracidade do tempo.

Amanhã, dia 17, sábado, às 19 horas, acontece a Santa Missa da Vigília de Nossa Senhora da Boa Morte, com a posse de novos membros da venerável Irmandade, seguida de procissão

Domingo, dia 18, encerra-se a festa de Nossa Senhora da Assunção, com missa solene da Assunção de Nossa Senhora, às 09 horas, missa festiva, às 17 horas, seguida de procissão e coroação da Imagem de N. S. da Assunção

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.