• 12ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Federal de São João del Rei recebe recursos para aquisição de equipamentos, obras e laboratórios

    O governo de Minas Gerais irá repassar R$62,5 milhões à Universidade Federal de São João del-Rei, após assinatura do ato oficial na quinta-feira (21). O dinheiro será investido em projetos criados pela própria comunidade acadêmica, sendo encaminhado à realização de obras, compra de equipamentos e mobiliários, melhoria de laboratórios, dentre outros. O prazo para realização pode variar de 5 a 28 meses. De acordo com o governador, o dinheiro vem do Tesouro do Estado. “Nós, desde o primeiro dia, temos arrumado a casa e equilibrado as contas e agora temos condição de fazer esse investimento. Nós chamamos todos de universidades federais para saber o que eles poderiam propor a mais para suas respectivas unidades com recursos do Estado”, esclareceu.

    Os recursos repassados à UFSJ também foram repassados a outras dez universidades federais do estado, fazendo parte dos R$500 milhões que o governo de Minas Gerais destino a esta finalidade. Além da UFSJ, as universidades beneficiadas são as instituições de Lavras, Alfenas, Itajubá, Juiz de Fora, UFMG, Uberlândia, Viçosa, Triângulo Mineiro, Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Julia Sant’Anna, secretária de Estado de Educação, disse que o investimento tem em vista integrar os ensinos superior e básico. “Uma grande alegria estar aqui dispondo esse recurso para a Universidade, em um momento em que as instituições enfrentam tanta dificuldade”, afirmou.

    O reitor, Marcelo Andrade lembrou que, apesar de hoje as universidades estarem sendo prestigiadas com recursos, o fundamental é a educação básica. “Não se faz ciência, não se faz cultura, não se faz uma nação melhor sem a educação básica. Precisamos da educação básica para ter um outro país, para ter uma outra nação”, acentuou.