• 18ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Ex-combatente da Segunda Guerra recebe homenagem aos 97 anos

    Foi comemorado no sábado (08) o tradicional “Dia da Vitória”, data em que todo o mundo comemora o fim da Segunda Guerra Mundial. Foi nesse dia, em 1945, que aconteceu a rendição das forças inimigas do eixo às forças aliadas e que contou com a participação de integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira (FAB). 

    Todos os anos, em Barbacena, o dia é comemorado como um evento importante cívico-militar, na Praça Dom Silvério, localizada no centro da cidade, local onde está erguido um monumento que homenageia os ex-combatentes barbacenenses que atuaram em solo europeu a fim de proteger o país. Mas, em decorrência da pandemia da covid-19, a solenidade não foi realizada. Para não deixar de celebrar a data, o Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, fez uma homenagem ao ex-combatente da FEB, João Rodrigues da Costa. 

    João Rodrigues, hoje com 97 anos, foi integrante do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, sediado em São João Del Rei, e após, foi convocado para a FEB, atuando então nos campos de batalha europeus. 

     

    O Dia da Vitória 

    O Dia da Vitória relembra o 8 de maio de 1945, quando as tropas do nazi-fascismo se renderam ao Alto Comando das Forças Aliadas e da antiga União Soviética. Naquele dia, os representantes da Alemanha, na presença do Alto Comando das Forças Aliadas e do Alto Comando das Forças Armadas Soviéticas, assinaram em Berlim a ata final de rendição, que entrou em vigor a partir da meia-noite. Ao todo, cerca de 25 mil brasileiros e brasileiras lutaram na Itália, enfrentando toda sorte de dificuldades, em um terreno adverso, sob severas condições climáticas. 

    Fotos: Sargento Domingos