Ex-combatente barbacenense homenageado na Basílica de São José em seu centenário

João Rodrigues esteve em batalhas nas diversas regiões da Itália durante a Segunda Guerra Mundial

O Senhor João Rodrigues da Costa é aquele tipo de pessoa que todas as outras se atentariam se por um acaso ele começasse a contar histórias em uma roda de conversa. Morador do bairro São José, o ex-combatente da Segunda Guerra Mundial é o único representante dos pracinhas da Força Expedicionário Brasileira (FEB) vivo em Barbacena e região. Neste sábado (14/10), haverá uma missa na Basílica de São José em homenagem ao seu aniversário de 100 anos de idade.

Nascido no dia 14 de outubro de 1923, no distrito de Correia de Almeida, João Rodrigues foi convocado para integrar as forças expedicionárias aos 19 anos. Os sentimentos dele ao receber a convocação foram os mais diversos, se destacando a insegurança e o medo, muito pelo fato de não saber para onde iria (apenas os oficiais recebiam este tipo de informação) e o que encontraria quando chegasse.

O ex-combatente esteve em batalhas nas diversas regiões da Itália, como Montese, Monte Castelo, Livorno, Alessandria e Collecchio. Ele, antes da guerra, trabalhou na Central do Brasil, e durante, exerceu a função de telefonista, instalando equipamentos para que a tropa pudesse se comunicar, tendo em vista que os rádios comunicadores poderiam ser rastreados pelas tropas rivais.

Por estar designado para o trabalho de comunicação, João esteve presente na maioria dos combates durante sua passagem pela Itália da Segunda Guerra, pois era responsabilidade dele e de outros companheiros a instalação de equipamentos para o estabelecimento comunicativo entre as tropas. Tamanha responsabilidade demandava extrema atenção e dedicação.

Em 1945, quando a vitória das forças aliadas sobre a Potências do Eixo determinou o término do conflito, o pracinha voltou ao Brasil se sentindo grato pela vida e por ter atravessado todas as situações do front de guerra, e, principalmente, por estar de volta ao seu país, sendo recebido de braços abertos por seus familiares.

A professora Mara Lúcia Rodrigues Costa, filha do Sr. João Rodrigues, conta que todas as homenagens que são feitas ao seu pai, como a que ocorreu esta semana, realizada pela banda do 11.º Batalhão de Infantaria de São João Del Rei, são recebidas com muito gratidão e alegria por toda família, pelo fato de reconhecerem o valor da contribuição de João para a História. “Desde de criança, aprendemos sobre o valor e a importância do serviço prestado pelos pracinhas, e em especial do meu pai no combate ao autoritarismo e pela liberdade”, declara a professora. A Banda do Exército realizou uma apresentação especial para João Rodrigues e sua família, em frente à sua casa, na Praça Padre Hilário da Mota Barros, bairro São José, em Barbacena, última quarta-feira (11/10).

A próxima homenagem ao ex-combatente será realizada neste sábado, 14 de outubro, dia em que completa 100 anos. A missa será celebrada na Basílica de São José Operário, às 17h. (Alisson dos Santos)

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais