• ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Estudante vence concurso literário com produção sobre a memória dos avós

    A estudante Karina Rita Ferreira, 11, venceu a 6ª Olimpíada da Língua Portuguesa representando a Escola Estadual Dr. Teobaldo Tolendal, que se localiza em Barbacena. Na modalidade “Memória Literárias”, a qual a estudante venceu, ela relatou com sensibilidade e destreza descritiva a trajetória de seus avós, explorando sopros da sutileza que permeiam sua própria sensação de ancestralidade. Karina venceu as duas primeiras etapas da olimpíada, disputando com outras produções da sua escola e, posteriormente, com os trabalhos das demais escolas do município.  “Eu queria trazer o sentido e a emoção do passado de meus avós, trazendo o que eles faziam com muita leveza e beleza”, conta a estudante, que também se destaca em disciplinas como matemática e possui habilidades para as ilustrações. “Tenho o objetivo de atingir a beleza do texto e contar sobre meus avós. Eu gosto de retratar a beleza das coisas”.

    Segundo a professora Rosilene Viol, que participa pela primeira vez da gincana e se diz extremamente orgulhosa da sua aluna, esta é uma oportunidade muito rica para o despertar de sensibilidades nos estudantes. A mãe, Aparecida, descreve Karina como um presente de Deus. “Ela é muito inteligente e sabe fazer o texto com muita dedicação”, relata.

    Depois de vencer a disputa na escola e na cidade, o texto de Karina está agora participando da terceira etapa da gincana, na qual concorrem todas as cidades de Minas Gerais. O resultado será divulgado no dia 11 de outubro. Se vencer, a estudante irá produzir um novo texto e competir com escolas de todo o país na final do concurso.

    A 6ª Olimpíada da Língua Portuguesa integra o Programa Escrevendo Para o Futuro e é promovida pelo Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação (MEC).