Estresse no trabalho é tema de dissertação de mestrado de professora em Barbacena

Graduada em Pedagogia e Direito, Luciana Araújo Oliveira de Paiva Melo atua como Professora do curso de Direito do Centro de Estudos Superiores Aprendiz – CESA. É também agora, mestranda em Administração pelo Centro Universitário Unihorizonte. Em seu trabalho de dissertação final de curso, Luciana realiza uma pesquisa sobre o estresse no trabalho, com o tema “O estresse no trabalho e a pandemia da covid-19: estudos com docentes da educação básica da rede municipal de ensino do Município de Barbacena”.

Com a pandemia da covid-19, altos impactos foram causados na população, uma vez que acarretou em consequências às instituições de ensino, forçando os docentes a visarem estratégias de operacionalização da educação à distância, o que não acontecia de forma recorrente antes. Foi necessária também a adaptação dos profissionais às novas tecnologias e comunicação para que pudessem ensinar de forma remota. Dessa forma, as mudanças causam tensão e há a incidência de estresse, tendo reflexos negativos na saúde mental do profissional, decorrentes principalmente das limitações que essa forma de ensino causa tanto nos professores, quanto nas instituições e nas famílias dos estudantes. 

A rede pública municipal de ensino conta com aproximadamente 450 professores efetivos, distribuídos em 24 escolas, sendo 07 localizadas na zona rural, atendendo atualmente cerca de 7250 alunos. A pesquisa, visando à coleta de dados para subsidiar o estudo já foi iniciada através de um questionário, no qual é respeitado o anonimato dos participantes e possui os seguintes objetivos:

– Identificar a possível ocorrência de estresse entre os professores, bem como a sua intensidade, formas de manifestação e nível;

– Identificar os sintomas de estresse;

– Identificar os possíveis agentes estressores no trabalho;

– Identificar os possíveis impactos que o estresse causa no trabalho, gerando ou não prejuízos ao profissional e à Instituição;

– Identificar os fatores responsáveis para a redução do nível de estresse na Instituição.

As respostas ao questionário proposto no trabalho são de suma importância para o levantamento dos dados relacionados com as condições de vida e de trabalho dos docentes e, consequentemente, a identificação de possível estresse ocupacional, visando uma possível melhora de suas condições de trabalho.

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