• 19ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Estoque crítico de medicamentos faz hospital suspender novas internações em UTI

    Por causa do risco de desabastecimento de medicamentos para tratamento de pacientes em UTI, como os para sedação, analgesia e bloqueio neuromuscular, o Hospital Ibiapaba Cebams suspendeu novas internações para tratamento intensivo de pacientes com ou sem Covid. A medida visa garantir a manutenção do atendimento dos pacientes que já estão internados no hospital.

    A direção do hospital ressaltou que o protocolo pode mudar assim que novos insumos forem viabilizados, mas no momento não há qualquer previsão para chegada destes medicamentos, em decorrência do desabastecimento no mercado nacional. “Os procedimentos clínicos em cardiologia e oncologia estão mantidos, exceto cirurgias destas áreas, salvo as classificadas como urgência/emergência que impliquem em risco de vida, por critério médico. Está também garantido o primeiro atendimento em Urgência e Emergência. Caso haja necessidade do uso de medicamentos já mencionados, os pacientes deverão ser referenciados a outras instituições que atendam as demandas”, afirmou a instituição.

    A restrição das internações se aplica aos atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), convênios de Saúde Suplementar credenciados ao hospital e particulares. Todos os leitos de CTI contratados pelo SUS para atendimento a pacientes com COVID-19 estão ocupados e a ocupação de leitos clínicos, até o momento, gira em 60%.