• 20ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Está proibido estacionar no adro da Igreja da Boa Morte

    Uma Ação Civil Pública (ACP), ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF), determinou o fechamento do adro da Igreja da Boa Morte sob a alegação de que  os veículos prejudicam a fachada da igreja, que é tombada pelo patrimônio histórico , além de degradar a construção. De acordo com a administração da paróquia, o Iphan, responsável pela fiscalização dos patrimônios, já havia solicitado alguns ajustes no local, mas não apresentou ajuda financeira para realização das obras. Os pedidos dizem respeito a manutenção da estrutura, obras de conservação e reparação da igreja.

    Em ofício encaminhado à Paróquia, em outubro deste ano, o Ministério Público Federal, sediado em São João Del Rei, determinou o fechamento do adro da igreja para estacionamento público, afirmando ainda que a paróquia, caso necessite fazer uso parcial da área com estacionamento, para atender a demanda de seus frequentadores, é necessária a apresentação de projeto de agenciamento externo.

    Em entrevista ao Contato Direto da Rádio Sucesso, o pároco da Assunção, Padre Valter Monteiro da Paixão, destacou que já foram feitas as orientações para as funerárias que utilizam as capelas mortuárias. No caso de familiares, deverão utilizar o entorno da igreja. O estacionamento será usado apenas durante as celebrações. “Gostaria de lembrar que não foi uma decisão do padre. Foi uma decisão do Ministério Público que antecede a minha chegada”, afirmou Padre Valter.

    A igreja da Boa Morte é bicentenária. Sua história remonta ao ano de 1754, quando foi fundada a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, no Arraial da Igreja Nova de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo (nome primitivo da atual cidade de Barbacena). O título ‘Nossa Senhora da Boa Morte’ recorda aquilo que a fé católica chama de dormição de Maria – ocasião em que a Mãe de Jesus, após completar sua idade terrestre, deixou essa vida sem o sofrimento causado pelo pecado original (em decorrência da sua Imaculada Conceição), sendo em seguida levada ao Céu pelos anjos (assunção).

    Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais