• 27ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Esse animal é venenoso ou peçonhento?

    Por Julia Gonçalves, membro do Centro de Estudos em Ecologia Urbana e Graduanda em Ciências Biológicas, no IF Barbacena, e Delton Mendes professor e pesquisador, coordenador do Centro de Estudos em Ecologia Urbana do IF Barbacena

    Por conta do clima tropical e de sua diversidade, o Brasil apresenta casos recorrentes de acidentes com animais venenosos e peçonhentos. De acordo com a Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações (DVZI) anualmente, são registrados em média 17 mil acidentes com animais venenosos e peçonhentosMas afinal, qual é a diferença entre esses dois termos? Segundo Buehler, do National Geographic (2020), “a verdade é que “venenoso” e “peçonhento” são conceitos únicos e descrevem formas específicas pelas quais os animais exercem seu poder químico”.

    Tanto os animais peçonhentos como os venenosos usam, para se defender ou capturar sua presa, uma substancia toxica capaz de gerar danos ao sistema nervoso da vítima. Os animais peçonhentos são aqueles que conseguem injetar seu veneno através de dentes modificados, ferrão, espinhos, entre outros, como as cobras, abelhas, escorpiões e aranhas.Por outro lado, os venenosos ministram seu veneno de forma passiva, através do contado direto com a pele do animal ou por ingestão como os baiacus e algumas espécies de rãs. 

    É válido lembrar que, apesar da frequentemente a intervenção antrópica nos ecossistemas aumentarem os riscos à nossa saúde, esses animais apresentam uma vital relevância ecológica, atuando na manutenção e no equilíbrio ecossistêmico. Também são elementares para estudos medicinais, dentre outros.  

    Apoio divulgação científica: Samara Autopeças e Barbacena Online.

    Podcast Falando de Ciência e Cultura:  https://bit.ly/31mEZVR 

    REFERÊNCIAS:

    https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2020/01/qual-e-diferenca-entre-animais-venenosos-e-peconhentos

    https://saude.gov.br/saude-de-a-z/acidentes-por-animais-peconhentos

    https://www.secad.com.br/blog/medicina/tratamento-acidentes-animais-peconhentos/

    http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=105374&tit=Saude-orienta-sobre-acidentes-com-animais-venenosos-e-peconhentos