Escoteiros barbacenenses aprendem manobras de ressuscitação de bebês

Desde a tarde de domingo (25) tem rodado nas redes sociais de todo o estado de Minas Gerais um vídeo emocionante. Os policiais do 67º BPM de Uberaba responderam a um chamado de emergência que mudaria a vida de uma família para sempre. Enquanto realizavam a instrução para o lançamento das bases comunitárias de segurança pública, os militares ouviram gritos de socorro vindos da guarita. Uma mãe havia chegado com a bebê nos braços aparentemente sem sinais vitais. Sem hesitação, os policiais agiram rapidamente, aplicando as técnicas de desobstrução das vias aéreas, incluindo a ressuscitação cardiopulmonar. Após várias tentativas de reanimação, a criança apresentou melhoras e expeliu uma massa de leite, provavelmente a causa do engasgo. Graças à prontidão e habilidade desses heróis do dia a dia, a bebê logo recuperou a consciência e foi levada para receber cuidados médicos adicionais.

As habilidades dos policiais foram adquiridas em treinamentos específicos e estes treinamentos também são oferecidos aos jovens escoteiros do Grupo 204MG Cidade das Rosas, aqui em Barbacena. Sob a orientação de Chefes e outros profissionais convidados, os escoteiros aprenderam as mesmas técnicas de ressuscitação que os policiais utilizaram para salvar a bebê. Com uma mistura de seriedade e determinação, os jovens tiveram a oportunidade de absorver o conhecimento vital, entendendo a importância de estar preparados para agir em momentos de crise. Ao praticarem as manobras de massagem cardíaca e respiração boca-a-boca em manequins de treinamento, os escoteiros desenvolveram confiança em suas habilidades e compreenderam a responsabilidade que têm como cidadãos preparados para ajudar em situações de emergência.

A conexão entre esses dois eventos transcende o acaso. Tanto os policiais do 67º Batalhão quanto os escoteiros estão comprometidos com o mesmo objetivo: salvar vidas e fazer a diferença em suas comunidades. Enquanto um grupo agiu em resposta direta a uma emergência real, o outro se preparou ativamente para enfrentar desafios semelhantes que possam surgir em seu caminho.

As reuniões do Grupo Escoteiro Cidade das Rosas acontecem todos os sábados, de 9h às 11h30 na Fazenda Cerâmica, próxima ao Parque de Exposições de Barbacena. Contatos com Chefe Felipe (32 9 8893 8998) ou Chefe Cássio (31 9 8811 0990) ou pelo site do grupo www.grupoescoteirocidadedasrosas.org

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais