• ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Epcar confirma quase 200 alunos com Covid-19. Demais integrantes não foram testados

    Cento e noventa e cinco alunos da Epcar testaram positivo ou apresentaram anticorpos para a Covid-19. A informação foi confirmada na tarde de segunda-feira (25), por meio de nota oficial. Destes, 90 seguem em isolamento na Escola. Os demais apresentaram indicativo anticorpos da classe IgG em seus testes, o que significa que possuem o marcador imunológico para COVID-19, ou seja, decorreu algum tempo desde a contaminação.
    a assessoria confirmou ainda que dos 90 alunos com a doença ativa, apenas 7 apresentam sintomas.

    Os testes foram realizados somente com os alunos. Os demais integrantes passarão por testes de acordo com o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde. Aqueles que tiveram contatos com os alunos estão em isolamento desde o sábado (23).

    LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA

    Em atualização dos registros dos exames divulgados neste fim de semana, verificou-se que 105 Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) tiveram a indicação de anticorpos da classe IgG em seus testes, o que significa que possuem o marcador imunológico para COVID-19, ou seja, decorreu algum tempo desde a contaminação.

    Os 90 alunos que testaram positivo – com doença ativa – foram direcionados ao isolamento social e receberam o tratamento preconizado pelas autoridades de saúde. Com a exceção de 7 (sete) alunos, 83 não apresentam qualquer sintoma da doença, sendo que um deles já se encontra curado. E os sete casos sintomáticos apresentaram todos sintomas leves. Nenhum requereu hospitalização.

    A quantidade de alunos que apresentaram o resultado positivo para COVID-19 se deve ao programa de testagem em massa realizado pela EPCAR, que incluiu todos os 507 Alunos da instituição, os quais estavam na maioria assintomáticos. O objetivo foi garantir a liberação segura dos estudantes, de forma que eles e seus familiares possam tomar as medidas necessárias, conforme as orientações das autoridades de saúde.

    Neste momento, apenas os Alunos passaram pela testagem em massa, os demais integrantes passarão por testes de acordo com o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde. Os exames realizados nos Alunos foram testes rápidos fornecidos pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica e utilizam o Método Imunocromatografia, protocolado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O teste é um imunoensaio cromatográfico rápido para a detecção qualitativa dos anticorpos IgG e IgM para COVID-19 em sangue total, soro ou plasma como auxílio ao diagnóstico de infecções primárias e secundárias pelo novo Coronavírus.

    Cabe ressaltar que todos os integrantes da EPCAR que tiveram contato com os alunos cumprem isolamento social domiciliar desde sábado (23/05).

    Desde que o Ministério da Saúde reportou os primeiros casos do novo coronavírus no Brasil, a EPCAR tem empenhado esforços para garantir a saúde e proteção dos seus alunos, readequando as atividades escolares e implementando procedimentos de prevenção alinhados aos protocolos do Ministério da Saúde e conforme as determinações do Ministério da Defesa.

    No que diz respeito à Recomendação do Ministério Público Federal de número 051/2020-PRM/SJR/MG, esta já foi cumprida antes mesmo do prazo estabelecido.