Entidades montam força-tarefa para capturar lobo-guará

Diversos órgãos municipais se reuniram na tarde desta segunda-feira (15) para discutir sobre a captura, em segurança, do lobo-guará que fez duas aparições em Barbacena: no São José e no Pontilhão.

É importante que a população colabore com a iniciativa. Caso o animal seja avistado, não se aproxime do bicho e nem tente montar armadilha ou algo semelhante. Em seguida, entre em contato com o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193, que já está de prontidão para o acionamento dos membros da força-tarefa.

O objetivo principal da operação é garantir a integridade da população e do animal silvestre, que, após capturado, será devidamente encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Juiz de Fora.

Lobos-guarás não são agressivos e têm hábitos principalmente noturnos. O animal pode ter se deslocado para dentro da cidade em decorrência de queimadas, diminuição de seu habitat natural, entre diversos outros motivos. Além disso, se deslocam vários quilômetros em um único dia, em condições de saúde ideais. A espécie têm alimentação variada, onívora, baseada em pequenos animais e frutas. O lobo-guará é considerado um dos símbolos da biodiversidade brasileira, sendo endêmico da América do Sul.

Participam da força-tarefa a Guarda Civil Municipal, Vigilância em Saúde e Sanitária, Polícia Militar do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Centro de Estudos em Ecologia Urbana do IF Sudeste MG.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais