A cidade de São João del Rei registrou, na terça-feira (03), umidade relativa do ar de 16%, um clima semelhante ao do deserto do Saara. A umidade típica no deserto africano, um dos lugares mais secos do mundo, varia entre 14 a 20%, nível registrado em mais de 200 cidades do Brasil ontem. As informações são do portal G1.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (CEMADEN), o Brasil enfrenta a maior seca de sua história. Pela primeira vez, a falta de chuva e as baixas umidades não atingem apenas uma região do país, mas todo o território nacional. Toda essa seca e a nova onda de calor aumentam o risco de incêndios, que também têm afetado todas as regiões do país.
Barbacena não está na lista das cidades com clima semelhante ao do deserto do Saara, mas também sofre com a baixa umidade relativa do ar. Novamente o sol está vermelho e o céu está encoberto por fumaça, fenômeno que se espalha por diversas cidades do país.
Além de São João del Rei, aparecem na lista de cidades com clima de deserto Belo Horizonte (11% na Pampulha e 18% em outras partes da cidade), Varginha (14%), Monte Verde, distrito de Camanducaia (17%), Florestal (11%), Passos (9%), dentre outras.
⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização.
Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: