• 9ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • E agora? Roxa ou vermelha? Barbacena online explica

    Na sexta-feira (11) o Portal de Notícias Barbacena Online publicou, em primeira mão, a intenção do prefeito da cidade, Carlos Du, de migrar da onda roxa para a onda vermelha, a partir de segunda-feira (12). Essa decisão do mandatário do município, no entanto, não segue os ditames do governo estadual que emitiu nota incluindo algumas regiões na onda vermelha, porém mantendo Barbacena e toda a macrorregião centro-sul na onda roxa pelos próximos sete dias. Quando o Governador Romeu Zema implementou a onda roxa a partir do dia 17 de março, em entrevista coletiva, ele foi taxativo ao afirmar que os municípios incluídos na onda roxa não teriam autonomia para não aderir.

    O Ministério Público também se manifestou sobre o caso. Em recomendação, o Promotor de Justiça Rodrigo Protásio, da Comarca de Carandaí e no plantão forense, sugere ao Prefeito de Barbacena não tomar qualquer decisão no sentido de levar a cidade para outra onda, diferente daquela indicada pelo Comitê de Enfrentamento da Covid.

    O Barbacena Online foi ouvir o advogado Bráulio Nogueira. “A recomendação não é uma imposição, cabe ao Prefeito, juntamente com a Advocacia Geral do Município, analisar a recomendação do MP e decidir se vai acatar ou não, o promotor na recomendação deixa claro ‘Fica, portanto, ciente o notificado de que a presente tem natureza RECOMENDATÓRIA E PREMONITÓRIA, no sentido de prevenir responsabilidade civil e administrativa, nomeadamente a fim de que no futuro não alegue ignorância quanto à extensão e o caráter ilegal do descumprimento’. Neste momento, o que podemos fazer é aguardar a decisão do Prefeito Carlos Du juntamente com o parecer da AGM de Barbacena”, sinalizou Nogueira.

    DECRETO – Na sexta-feira (09), Carlos Du mencionou que seria emitido um decreto regulamentando a situação e afirmando que o comércio de Barbacena voltaria a funcionar a partir de segunda (12). Até o fechamento desta matéria no Barbacena Online, às 13h55, não havia qualquer publicação no portal da prefeitura, ou mesmo uma edição extraordinária do e-dob. Especialistas acreditam que o prefeito de Barbacena vai manter a cidade na onda roxa, porém um decreto vai flexibilizar algumas situações, principalmente no que se refere ao comércio da cidade. Especialistas, no entanto, não acreditam que Carlos Du apresente normas mais rígidas no sentido de conter as aglomerações e principalmente as festas em sítios alugados na zona rural do município. “Seria muito bom se fossem colocadas medidas para restringir essas aglomerações que podemos chamar de clandestinas”, afirmou um dos analistas consultados pelo Barbacena Online.

    As cidades de Varginha e Guaxupé foram às vias judiciais para não serem obrigadas a aderir às restrições impostas pela onda roxa.