• 19ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Divulgado o cronograma de vacinação contra a covid-19 para pessoas com comorbidades

    Começa na segunda-feira (10), em Barbacena, mais uma etapa da campanha de vacinação contra a covid-19. Dessa vez, a imunização terá como público alvo as pessoas com comorbidades, seguindo o Plano Nacional de Imunização. A vacina aplicada será a Astrazeneca.

    Inicialmente, na segunda-feira (10), serão vacinados nos horários de 9h às 12h, os portadores de Síndrome de Down com mais de 18 anos. Poderão ser realizadas via drive-thru (dentro do carro), no pátio da Basílica de São José Operário e também a pé, no Ginásio Delmo Maria. Para esse público, os documentos necessários serão: original e cópia do RG ou outro documento com foto, original e cópia do comprovante de residência, original e cópia do CPF ou Cartão Nacional do SUS. Além disso, para comprovação da Síndrome, é necessário um relatório do médico assistente, independente da data de emissão, contendo breve descrição sobre a patologia e o uso de medicamentos.

    No mesmo dia, na parte da tarde, de 13h às 16h, serão vacinadas as gestantes e puérperas, até 45 dias após parto, com comorbidades, com idade de 18 anos ou mais. Poderão ser realizadas via drive-thru (dentro do carro), no pátio da Basílica de São José Operário e também a pé, no Ginásio Delmo Maria. Os documentos necessários são: original e cópia do RG ou outro documento com foto, original e cópia do comprovante de residência, original e cópia do CPF ou Cartão Nacional do SUS. Para fins de comprovação de comorbidade, deve-se levar também relatório do médico assistente contendo as informações descritas disponíveis no quadro 1 da cartilha e também o cartão da gestante e/ou certidão de nascimento da criança. 

    Na terça-feira (11), a vacinação será para os portadores de diabetes com idade de 55 a 59 anos de idade. O horário será de 9h às 16h e será realizada via drive-thru (dentro do carro), no pátio da Basílica de São José Operário e também a pé, no Ginásio Delmo Maria. Necessário levar original e cópia do RG ou outro documento com foto, original e cópia do comprovante de residência, original e cópia do CPF ou Cartão Nacional do SUS. Também é necessário de um relatório do médico assistente descrevendo a patologia, data de diagnóstico, qual o tipo de diabetes e a descrição do uso de medicamento/insulina. 

    Na quarta-feira (12), os vacinados serão os portadores de doenças cardiovasculares, entre 55 e 59 anos,  – insuficiência cardíaca, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, corpulmonale e hipertensão pulmonar. A vacinação vai acontecer no horário de 9h às 16h, via drive-thru (dentro do carro), no pátio da Basílica de São José Operário e também a pé, no Ginásio Delmo Maria. É necessário que o portador de comorbidade leve os seguintes documentos: original e cópia do RG ou outro documento com foto, original e cópia do comprovante de residência, original e cópia do CPF ou Cartão Nacional do SUS. Para comprovação, levar relatório do médico assistente com as informações descritas no quadro 1 da cartilha. 

    Na quinta-feira (13) vai acontecer a vacinação dos portadores de hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade, com idade de 55 a 59 anos. O horário será de 9h às 16h, via drive-thru (dentro do carro), no pátio da Basílica de São José Operário e também a pé, no Ginásio Delmo Maria. Necessário levar original e cópia do RG ou outro documento com foto, original e cópia do comprovante de residência, original e cópia do CPF ou Cartão Nacional do SUS. Para comprovação, levar relatório do médico assistente com as informações descritas no quadro 1 da cartilha. 

    Na sexta-feira (14), poderão se vacinar os portadores de pneumopatias crônicas graves, doença cerebrovascular, imunossuprimidos, anemia falciforme e cirrose hepática, com idade de 55 a 59 anos. A vacinação será das 9h às 16h, via drive-thru (dentro do carro), no pátio da Basílica de São José Operário e também a pé, no Ginásio Delmo Maria. Necessário levar original e cópia do RG ou outro documento com foto, original e cópia do comprovante de residência, original e cópia do CPF ou Cartão Nacional do SUS.