• 20ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Disco voador é visto na zona rural de Barbacena no início desta manhã

    Extraterrestres, em missão de paz, estão no gabinete do prefeito agora

    Fiquem tranqüilos, “estamos em missão de paz…” e hoje é primeiro de abril. Esta manchete foi divulgada concomitantemente aqui no Portal Barbacena Online e na Rádio Sucesso FM, no Contato Direto. Mas que fique claro de uma vez por todas que é apenas uma forma de descontrair um pouco em dias tão pesados e com tantas notícias envolvendo a pandemia.

    Mas, quando surgiu o primeiro de abril?

    A brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

    Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano se iniciaria a 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas e estão resistindo ao tempo.

    No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado no 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez a 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

    Fonte: Wikpedia