Take a fresh look at your lifestyle.

Defesa Civil monitora 21 áreas de risco em Barbacena

0 883

As chuvas que atingiram a região nos últimos dias provocaram estragos em algumas cidades e Barbacena acendeu o alerta. A cidade possui 21 pontos de áreas risco. Os mais críticos estão nos bairros Pontilhão, Santa Maria, João Paulo II, Guarani e Nova Cidade. 

Com o apoio da Defesa Civil de Minas Gerais, a Defesa Civil de Barbacena, de acordo com o subtenente Robson Vidigal, Agente Regional da Defesa Civil, “trabalha promovendo um conjunto de ações preventivas de socorro e assistência reconstrutiva destinada a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos”. Como o Subtenente alertou, há previsão de chuvas fortes e tempestade para as próximas semanas na região, motivo pelo qual a Defesa Civil do Estado monitora 19 pontos em Barbacena, medindo a quantidade de milímetros de água e também considerando a previsão do tempo e os alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

As famílias que residem em casas construídas nos locais de risco da cidade devem ser imediatamente realocadas, em caso de risco iminente. A principal recomendação é obedecer de forma criteriosa às orientações da equipe de vistoria e buscar o apoio municipal por meio do chamado Aluguel Social. Nas ruas, em caso de enchente, as pessoas devem evitar locais de alagamento e até mesmo o contato direto com os postes de eletricidade. 

Papel da população – Durante uma limpeza do canal que interliga o esgoto dos bairros ao redor do Pontilhão ao cume das enxurradas recentes, localizado próximo ao arco histórico da cidade, foram encontrados pneus, geladeiras, sofás, armários de cozinhas e muitos outros itens descartados de forma equivocada. Por isso, a importância de se conscientizar a população sobre o problema, “se cada morador fizer sua parte, fizer limpeza do seu terreno, fizer limpeza da sua calha, evitar construir em áreas de risco, evitar transitar em locais de alagamento, por exemplo, já ajuda muito”, alertou o agente.

Telefones úteis

Defesa Civil de Barbacena: (32) 9 8825 3282

Defesa Civil do Estado: (31) 9 8484 3573 (também disponível no WhatsApp)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.