• 22ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Debates, webinário e inscrições são destaques em São João Del Rei

    Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste, Campus São João Del Rei, promoverão um debate com o tema “Entendendo alguns aspectos do racismo: os esportes e as artes como instrumentos de Estado”. A aula, aberta ao público, foi inspirada no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e acontecerá no IF Sudeste MG – Campus São João Del Rei, no dia 26 de novembro, as 16h30.

     O intuito do evento organizado pelos professores André Furtado e Rosana Machado, é produzir um diálogo entre as disciplinas de arte e educação física, expondo o papel do esporte na luta pela igualdade racial e o papel do esporte como instrumento de Estado, através de uma discussão acerca de movimentos artísticos e culturais de resistência na sociedade brasileira e, em especial, o movimento teatral. 

     Podem participar docentes, alunos de licenciaturas e integrantes dos Movimentos Sociais Negros, mas o foco principal são estudantes da Educação Básica – especialmente do ensino médio. Os participantes terão direito à certificação e os interessados podem realizar a inscrição através do link: https://www.even3.com.br/racismoesportearte

     

    PROGRAMAÇÃO: 

    Palestra: Pelo direito à criação, pelo direito à visibilidade: a arte e o artista negro na sociedade brasileira – Professora Rosana Machado (IF Sudeste MG – Campus São João Del Rei)

    Palestra: O filme “Raça” (2016) de Stephen Hopkins: o papel do esporte na luta pela igualdade racial e também o papel do esporte como instrumento de Estado – Professor André Furtado (IF Sudeste MG – Campus São João Del Rei)

    Mediação: Professora Monique Ivelise (IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba)

     

     

    WEBINÁRIO – Lições da pandemia: reflexões sobre a cidade que queremos

    Na quarta-feira, (25), será promovido de forma online em São João Del Rei, as 19h, o último encontro do Curso de Realidade Urbana Brasileira e São-Joanense (CRUBS). O webinário – ou seminário online – abordará o tema “Lições da pandemia: reflexões sobre a cidade que queremos”, realizando um debate das marcas deixadas pela covid-19 nas cidades, investigando respostas a serem dadas frente aos novos contextos criados pela epidemia. Transmitidas pelos canais do grupo nas plataformas do Youtube e Facebook, também serão temas da live a necessidade de reinvenção do urbanismo e a recriação da precariedade das periferias.

    Segundo Tatiane Godoy, coordenadora do Observatório Urbano e professora do curso de geografia, “O curso abordou o processo de urbanização da cidade, visando entender a realidade desigual existente entre bairros, além de trazer aspectos do racismo estrutural presente no cotidiano. Encerramos as atividades com reflexões sobre como superar essas desigualdades, apresentando também propostas de transformação da realidade urbana local”. Participarão do webinário: Raquel Rolnik, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Roberto Andrés, arquiteto urbanista, professor da Universidade Federal de Minas Gerais e a mediadora, professora Daniela Abritta Cota, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ, integrante do Observatório.

      

    Pós-graduação: inscrições abertas para engenharia mecânica e ciências da computação

    Continuam abertas até sexta-feira (27), as inscrições para a seleção do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPMes) de 2021, para a Universidade Federal de São João Del Rei. São oferecidas 13 vagas que serão avaliadas em três etapas: prova on-line, avaliação do Currículo Lattes (com documentação comprobatória) e avaliação das cartas de recomendação. 

     

    Já para o curso de Ciência da Computação, as inscrições foram prorrogadas e serão aceitas somente via e-mail até o dia 04 de dezembro. Os participantes serão avaliados através de uma seleção com etapa única – avaliação de currículo e do plano de curso, segundo o edital PPGCC. A previsão é de que as matrículas sejam efetivadas entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2021.