• 12ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Cursos de Arquitetura e Engenharia da UNIPAC desenvolvem ações voltadas ao enfrentamento das consequências das chuvas

    O elevado volume de chuvas tem despertado a atenção das autoridades e preocupado a população de diversas regiões do estado nas últimas semanas. Diante dessa realidade, os mais variados setores se mobilizam para prevenir e solucionar problemas decorrentes dessas fortes chuvas.

    Segundo o reitor do UNIPAC, professor Bonifácio Andrada, uma área que tem muito a contribuir é a científica e nesse sentido a FUPAC/UNIPAC, por meio dos seus cursos nas áreas de Engenharia e Arquitetura, pode ter uma importante atuação. Solicitamos a ajuda da coordenação dos referidos cursos e alunos para colaborarem nesse sentido”, destacou.

    Barbacena e sua região compõem um grande centro das nascentes dos rios do país, como o Rio Doce, Rio Paraíba, Rio Grande e seus respectivos afluentes, e as enchentes deles decorrentes precisam ser analisadas, além do Poder Público, pelos cientistas e docentes destas áreas. Sendo assim, a Instituição criou uma comissão que será responsável pelas ações voltadas a esses trabalhos, contribuindo com a conscientização da população e a solução dos problemas ocorridos em decorrência do alto volume de chuvas e suas consequências.

    Os coordenadores Israel Iasbik, do curso de Engenharia Civil, e Maira Ramirez Nobre, de Arquitetura e Urbanismo do UNIPAC Barbacena irão se articular com os poderes públicos municipais e/ou regionais para levantar informações e orientar as ações a serem desenvolvidas.

    Segundo o coordenador de Engenharia Civil, professor Israel Iasbik, “Para iniciar os trabalhos, serão realizados eventos acadêmicos com abordagem para o tema. O primeiro deles será um seminário que acontecerá no UNIPAC, com a participação dos alunos. Em seguida, haverá um novo seminário, desta vez com os órgãos públicos e empresas interessadas. Outra novidade é a implementação da disciplina “Drenagem urbana” como obrigatória de Engenharia Civil. Também serão firmados convênios com Prefeituras e empresas da área para realização de estágios”.

    Para a coordenadora de Arquitetura, professora Maira Nobre, a função da UNIPAC é ajudar a sociedade. “Precisamos ajudar a população com soluções cabíveis e mostrar aos nossos alunos que é possível. Vamos envolver a comunidade e nossos discentes, mobilizando e preparando nossos futuros profissionais para casos extremos”, reforçou.